Melhores do Ano Arkade 2022: Horizon Forbidden West

29 de dezembro de 2022
Melhores do Ano Arkade 2022: Horizon Forbidden West

Que 2022 foi um ano repleto de lançamentos incríveis para o PlayStation 5 (e também para o PS4) isso não temos dúvidas. Desses grandes games, alguns consideravelmente impactantes eram, inclusive, exclusivos dos consoles da Sony. Mas muito antes de Kratos e Atreus retornarem para a sua glória, tivemos a abertura de 2022 com outra franquia incrível, Horizon Forbbiden West, sem dúvida um dos melhores games do ano.

Aloy retorna agora desbravando o chamado Oeste Proibido para tentar reunir os arquivos necessários para impedir que o mundo seja destruído, coisa básica. Mas pelo caminho encontrará diversas tribos diferentes das já conhecidas do primeiro jogo, com novos costumes, novas políticas e, com isso, ela precisa de habilidades maiores do que manejar um arco ou montar máquinas para resolver os problemas em questão.

Melhores do Ano Arkade 2022: Horizon Forbidden West

Em muitos aspectos, podemos comparar Horizon Forbbiden West com a conclusão das aventuras de Kratos nos nove reinos. Seja por ambos serem continuações diretas de seus primeiros jogos, seja por eles dividirem defeitos semelhantes. Isso porque nas aventuras de Aloy, bem como em God of War Ragnarok, não temos uma reinvenção da roda, tudo no que tange a jogabilidade e as mecânicas de combate e movimentação lembram bastante os games anteriores. Mesmo que a referência seja boa, fica um gostinho de “mais do mesmo” aqui e ali.

Mas arrisco dizer que, no caso de Horizon Forbbiden West, falando exclusivamente de mecânicas de jogo e não de enredo, a galera da Guerrilla Games ousou um pouquinho mais do que a galera da Santa Mônica Studios. Isso porque agora temos muito mais liberdade de movimentação com Aloy do que jamais tivemos em Zero Dawn, o que abre o leque de estratégias de combate durante a jogatina e torna a exploração do mundo muito mais interessante.

Melhores do Ano Arkade 2022: Horizon Forbidden West

Em Horizon Forbbiden West temos todo um mundo submerso a ser explorado, além também dos céus ao voar nas costas de um Helíodo. Já nos combates, várias armas e tipos de munição novas dão mais opções para a pancadaria que já era excelente em Zero Dawn. A cereja do bolo, é claro, são as novas criaturas que aqui são mescladas com as antigas (inclusive com algumas do DLC Frozen Wilds) para trazer um bioma ainda mais rico e diversificado para a exploração.

Inclusive, Horizon Forbbiden West tem de longe um dos melhores mapas em mundo aberto de 2022. Tudo é muito lindo e estonteante, com cores vivas e muito a se fazer. A fauna é rica em detalhes e a flora não deixa nada a desejar para complementar o visual. Os setores submersos e as regiões de litoral dão ainda mais variedade para o mapa, criando um mundo que parece de fato vivo e verossímil.

Melhores do Ano Arkade 2022: Horizon Forbidden West

Por essas e outras, Horizon Forbbiden West é sem dúvidas um dos melhores jogos de 2022, que sofreu infelizmente a mesma “maldição” do primeiro game da franquia. Ambos foram ofuscados por outros games brilhantes em seus lançamentos. Se em 2017 tivemos Zero Dawn “apagado” da mídia pelo estrondo que foi Zelda Breath of the Wild, em 2022 a história se repete com ninguém menos que Elden Ring chegando semanas após as aventuras de Aloy e roubando assim todos os holofotes para si.

Mas isso não impede que Horizon Forbbiden West seja incrível, super divertido e um dos melhores games de 2022. Agora é esperar pelo terceiro jogo da franquia já que, ao contrário de God of War Ragnarok, a história de Aloy não se encerrou no Oeste Proibido, muito pelo contrário. Além disso, antes de um terceiro jogo chegar, teremos o DLC Burning Shores chegando em 2023 exclusivamente para PS5.

Gilson Peres

Gilson Peres é Psicólogo, Mestre em Comunicação e aqui no Arkade fala principalmente sobre Realidade Virtual, jogos de PC e novas tecnologias desde 2019.

Mais Matérias de Gilson

Comente nas redes sociais