Melhores do Ano Arkade 2023: Amnesia The Bunker
Amnesia é uma série que eu tenho um carinho imenso, principalmente por seu primeiro game, Amnesia: The Dark Descent e toda a sua inesquecível atmosfera de terror. Então, quando Amnesia: The Bunker foi anunciado, minha atenção foi imediatamente capturada!
A série Amnesia passou por inconsistências severas com seus lançamentos. Enquanto The Dark Descent foi inesquecível, sua sequência, A Machine for Pigs, sacrificou o sistema de sanidade e praticamente eliminou os puzzles de sua aventura, o que acabou prejudicando demais seu elemento de terror. Já quando Rebirth foi lançado a série retornou às suas origens, oferecendo uma experiência narrativa bastante imersiva e conectada diretamente aos eventos do primeiro game.
Porém, Rebirth, apesar de bem assustador, não era tão assustador assim. E então, veio Amnesia: The Bunker, cuja premissa é simples: Causar o maior terror possível no jogador. No game, controlamos um soldado francês, durante a Primeira Guerra Mundial, que acorda no bunker de seu pelotão após sofrer um ataque. Ele acorda sem lembrar do que aconteceu antes de perder a consciência, e encontra o bunker completamente vazio e com sua única saída obstruída.
E assim, você está sozinho dentro de um bunker escuro, mas logo descobre que não está sozinho: há um monstro terrível dentro do bunker, andando em túneis por trás das paredes, e que não pode ser derrotado! Assim, Amnesia: The Bunker te coloca para viver um verdadeiro pesadelo sem fim, num lugar completamente claustrofóbico, escuro e com uma atmosfera imensamente pesada!
O game possui um mapa bem pequeno, composto por apenas 6 áreas diferentes, cheio de portas trancadas, armadilhas e salas e corredores escuros. E se A Machine for Pigs pecou na falta de puzzles, Amnesia: The Bunker tem uma abundância deles, e felizmente seus puzzles fazem sentido! Por exemplo interagir com geradores para debloquear um caminho alagado, usar sons para atrair ou afastar o monstro. Combinar itens para criar ferramentas úteis, armas improvisadas ou até itens de cura., e etc.
Amnesia: The Bunker foi o primeiro game e anos a me causar medo genuíno. Pois você precisa gerenciar bem seus recursos para explorar o bunker. Você precisa de gasolina para manter seu gerador ligado e ter luz lá dentro, pois, se ficar no escuro, o monstro sairá das paredes e te caçará. Da mesma forma, se você fizer muito barulho, também atrairá o monstro. Você precisa cadenciar bem suas explorações pelo bunker e saber quando é hora de sair e, principalmente, quando é hora de voltar!
Os games de terror, que por muito tempo deixaram o terror de lado para focar em atrair mais público, agora estão finalmente fazendo o que sempre deveriam fazer: causar medo de forma crescente. E Amnesia: The Bunker é exatamente, é o medo de sair de seu esconderijo seguro e adentrar a escuridão e o perigo, para tentar achar uma forma de sobreviver. E não há como deixar Amnesia: The Bunker de fora de nossa lista de melhores do ano de 2023!