Melhores do Ano Arkade 2023: Starfield
O ano de 2023 foi marcado pelo lançamento de vários grandes títulos que há muito eram aguardados. Entre eles, tivemos nada menos que Starfield, título que teve um ciclo de desenvolvimento sofrido, sobreviveu à pandemia, passou pela compra da Bethesda pela Microsoft, chegou a ser desacreditado… mas finalmente foi lançado.
Aqui no Arkade falei bastante do jogo já, fazendo um texto de primeiras impressões quando ele havia acabado de sair e também uma análise completa depois que completei sua história. Mesmo que Starfield tenha recebido uma recepção mista, ele ainda merece um lugar em nossa lista por ser um grande marco para a Bethesda e sua primeira grande IP original em mais de uma década.
Como comentei na análise completa de Starfield, a história do jogo coloca nosso personagem em uma situação bastante “mundana” inicialmente, para o universo do qual ele faz parte. Enquanto em Fallout somos por sorte o único sobrevivente de um apocalipse nuclear e em Oblivion somos um prisioneiro que recebe uma missão secreta do rei, em Starfield somos apenas um minerador espacial… que acidentalmente se vê numa trama maior que ele mesmo.
Para além dos detalhes da trama, Starfield é um game bem autoral da Bethesda, com várias inspirações de projetos anteriores da empresa, como a franquia Fallout e alguns aspectos da série The Elder Scrolls. Porém, ele traz esses elementos de um jeito novo, na forma de uma aventura interplanetária bastante enraizada em elementos de ficção científica clássica bem densas. E essa densidade é um dos elementos que dividiu opiniões em Starfield.
Isso porque o jogo possui uma quantidade assustadora de sistemas, mecânicas secundárias, elementos narrativos paralelos e possibilidades de exploração de jogabilidade. É potencialmente impossível que um jogador consiga absorver todos esses elementos em uma única jogatina de menos de 100 horas de gameplay. E isso, inquestionávelmente, pode afastar diversas pessoas do jogo. Mas nem por isso Starfield deixa de ser incrível.
E isso com certeza fica claro com as excessivas telas de carregamento que o jogo possui, que tornam a experiência inicial do jogador um tanto frustrante. Mas como já disse, o escopo do jogo é tão grandiosos e cheio de detalhes, que é difícil não atribuir diversas qualidades a ele, embora ele não seja o melhor exemplo de um game comercialmente bem pensado.
Mesmo assim, seu lugarzinho no hall dos melhores de 2023 do Arkade é garantido, seja pela sua complexidade, gameplay intrincado ou por seu vasto conteúdo narrativo. Relembre nossa análise completa para saber mais.