Melhores do Ano Arkade 2024: Kong Survivor Instinct
Sabe quando você não espera quase nada de um jogo, mas é surpreendido positivamente? Este foi o meu caso com Kong: Survivor Instinct. Um jogo que chegou do nada, já na reta final do ano, mas fez por merecer seu lugar entre os nossos Melhores do Ano!
Kong: Survivor Instinct está situado no tal “MonsterVerse” que a Warner Bros e a Legendary Entertainment estão construindo nos cinemas. Mas felizmente, ele não chega atrelado a nenhum filme específico, e claramente foi desenvolvido com um bom prazo e com muito carinho.
A história é super básica — assumimos o controle de um pai que vai até uma cidade destruída por Kong e seus “amigos” na esperança de encontrar sua filha –, mas ganha pontos por gerar empatia e por fazer algo que foge do espetáculo e da destruição: os Titãs aqui são meros coadjuvantes, que vem e vão enquanto nosso drama familiar se desenrola.
Em se tratando de gameplay, Kong: Survivor Instinct é um jogo de exploração e sobrevivência, com pitadas de MetroidVania. Tudo isso envelopado em um visual 2.5D muito bem construído. É difícil vermos um metroidVania urbano, ambientado em uma cidade realista, e este jogo faz isso muito bem.
Ao misturar puzzles simples, mas engenhosos — coisa básica, tipo arrastar caixas, ativar geradores — com uma exploração variada, combates pontuais e algumas perseguições épicas, Kong: Survivor Instinct mostra que tem um ótimo pacing. Seu ritmo é muito bom, e sempre sentimos que estamos evoluindo, que há um novo lugar para ir.
Estou bem por fora do tal “MonsterVerse”, mas isso não afetou em nada minha apreciação pelo game. Na verdade, até me deixa curioso para saber se o que vimos aqui será integrado de algum jeito aos filmes, afinal, o game é canônico.
Se você está em busca de um metroidvania um pouco mais pé no chão, com uma ambientação mais mundana (lembre que os monstros gigantes são meros coadjuvantes), Kong: Survivor Instinct pode ser uma ótima surpresa. Ele foi para mim, e não por acaso, está entre os nossos Melhores do Ano.
Relembre nossa análise completa de Kong: Survivor Instinct.