Melhores do Ano Arkade 2019: F1 2019
Um jogo de franquia de corrida anual nos melhores do ano? “Que avacalhada…” você pode estar pensando. Mas não. Desta vez não. Desde que a Codemasters assumiu a Fórmula 1 nos videogames, jogos de mais e mais qualidade foram surgindo, trazendo ao fã de velocidade cada vez mais realismo, e conteúdo.
Em 2019, a F1 assumiu um desafio: lançar um game antes das férias de meio de ano da categoria. É complicado para quem desenvolve, pois são vários os fatores que interferem no game, incluindo elementos da “vida real”. Mas a Codemasters cumpriu a tarefa, e com novidades muito bacanas, que somam em conteúdo.
O modo Senna x Prost, apesar de bem divulgado, não é a melhor parte do jogo. Temos apenas desafios aleatórios com os carros e capacetes dos pilotos. Nenhuma história, nenhuma informação, nenhum vídeo com as disputas entre os dois. Apenas os carros de 1990 de ambos os pilotos nos desafios, mas com uma inteligência artificial bem apurada, que faz, no fim, direito ao relembrar os pegas entre os dois.
Mas temos a Fórmula 2. Primeiro com a temporada de 2018, e depois com a de 2019 adicionada gratuitamente, finalmente voltamos a correr “com um brasileiro” no game. Sérgio Sette Câmara está na categoria, então dá pra curtir novamente como é jogar com um conterrâneo no jogo. Mas, além disso, o controle dos F2 está bem interessante, com suas particularidades.
Houve uma tentativa de “modo história”. Bem fraca, por sinal, mas mostra que algo pode ser evoluído em um futuro. Você, que começa como um piloto de F2 aspirando a F1, tem que lidar com algumas questões entre as corridas, até chegar na Fórmula 1 e se transformar no modo carreira comum da série. Boa iniciativa, mas que merece melhorias.
E, por fim, a riqueza do conteúdo online. Temos corridas ranqueadas, abertas, desafios, promoções (como uma que vai levar um jogador para assistir o GP da Austrália em 2020), carros próprios para personalizar, tomadas de tempo com ranking, e a F1 Esport Series, que segue usando o game para trazer novos jogadores. Os melhores seguem tendo direito a participar do Pro Draft, evento que os apresenta para as equipes, que podem escolher ali seus jogadores.
F1 2019 fez bonito. Poderia ser melhor em vários aspectos, mas mostrou o quão bem a administração da Liberty fez ao jogo, e como ideias boas podem dar vida nova a um game que foca na simulação.