Melhores Jogos do Ano Arkade 2016: Overwatch
Overwatch é um jogo estranho. Ele reúne várias características que eu NÃO gosto (a falta de campanha, o foco no multiplayer online)… mas ainda assim, eu simplesmente não consigo parar de jogá-lo, ele foi eleito jogo no ano no TGA e, claro, está em nossa lista de Melhores do Ano!
Overwatch é a Blizzard em sua melhor forma, fazendo o que ela sabe fazer de melhor: ela é perita em pegar um gênero já consagrado pela indústria e reinventá-lo, dar sua própria cara a ele, enchê-lo de carisma. A empresa faz isso tão bem que seu produto acaba se tornando referencial dentro de um gênero.
Já vimos ela fazer isso com MMOs, RPGs e até com card games. Overwatch é a Blizzard fazendo isso com os jogos de FPS em arenas, gênero que tem em Team Fortess seu mais famoso representante. Mas não é só isso: Overwatch também namora com o gênero MOBA, pois conta com heróis com armas e habilidades específicas e prioriza o trabalho em equipe para o cumprimento dos objetivos.
Com um universo que está em constante evolução — com a chegada de novos heróis, mapas e modos de jogo –, o cerne de Overwatch coloca 2 times de 6 jogadores cada para escoltar cargas ou dominar áreas específicas do cenário em intensas e imprevisíveis partidas. A comunidade de jogadores é apaixonada, viciada e empolgada, e mantém os servidores lotados até hoje, mais de 6 meses após o lançamento do game.
Ainda que seja perfeitamente possível jogar Overwatch sozinho — leia-se entrando em partidas com players desconhecidos, afinal, o game não tem quase nada de conteúdo single player offline –, é na jogatina com os amigos que ele realmente brilha. Reunir os amigos em uma party para jogar várias partidas em sequência, azeitar o time para entrar no modo competitivo, aperfeiçoar seus conhecimentos com personagens de diferentes classes para sempre poder ajudar o time quando falta um Tanque ou um Suporte… tudo isso faz de Overwatch um jogo extremamente aditivo e viciante.
Overwatch consegue ser casualmente divertido e absurdamente competitivo. Ele é um jogo bonito, carismático e gostoso de jogar. É viciante (até demais), e é sem dúvida o jogo que mais joguei nos últimos meses. Ele ganhou o GOTY, e também merece um lugarzinho especial na nossa lista de Melhores Jogos do Ano e na sua estante!
Leia nossa análise completa de Overwatch neste link, e não deixe de conferir nossas 7 dicas para mandar bem no game!