Metal Gear completa 35 anos e Konami anuncia retorno de alguns de seus games às lojas digitais
Ontem, no dia 13 de julho, a série Metal Gear completou 35 anos de vida! A série, que nasceu no MSX em 1987 com “Metal Gear”, a primeira criação de Hideo Kojima, cresceu ao longo das décadas até se tornar uma das séries mais importantes da história do video games.
A série, e principalmente Kojima, tentou ser encerrada em múltiplas ocasiões, como por exemplo em Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, criado para ser o encerramento da série. Mas, como bem sabemos, mais games foram sendo lançados, com Metal Gear Solid: Peace Walker e Metal Gear Solid V: The Phantom Pain expandindo o universo da série, em especial a história de um de seus personagens mais importantes, Big Boss.
Mas, infelizmente, a série teve um “fim” trágico no ano de 2015. Durante a produção do game, a relação entre Kojima e a Konami, publisher da série, virou um inferno, com a Konami inclusive proibindo Kojima de aparecer publicamente, removendo seu nome dos materiais promocionais do game e, pior ainda, proibindo ele e sua equipe de sequer usarem a internet e telefones enquanto ainda trabalhavam para a Konami. Isso sem falar no cancelamento de Silent Hills e a remoção da demo P.T. da PS Store.
Eventualmente, Kojima saiu da Konami e fundou seu próprio estúdio, a Kojima Productions, que lançou Death Stranding em 2019, e atualmente está trabalhando num game para Xbox e possivelmente em Death Stranding 2.
Após isso, a série Metal Gear, que continuou nas mãos da Konami, sofreu duros golpes, como o lançamento de Metal Gear Survive, um game que é melhor nem lembrar que sequer existiu (Há quem goste dele, o que, pessoalmente, acho algo bem questionável). E, ano passado, teve dois de seus games: Metal Gear Solid 2 e Metal Gear Solid 3 removidos das lojas digitais, aparentemente por conta da expiração de licenças de imagens e vídeos históricos (como as cenas de testes nucleares em Snake Eater).
E agora, em comemoração aos 35 anos da série, a Konami anunciou que relançará alguns games da série em lojas digitais, mas sem entrar em detalhes sobre quais games e quais plataformas são essas. É quase certo que a Konami esteja se referindo a Metal Gear Solid 2 e 3, que seriam relançados na Steam, PS Store e Xbox Store.
Sendo assim, em breve, alguns games da série Metal Gear voltarão a estar disponíveis para compra. Só nos resta esperar para saber quando eles serão relançados.
E por fim, Feliz aniversário Metal Gear! 35 anos de história é um marco que realmente merece ser celebrado! Do MSX até o Playstation 4 e Xbox, a obra prima de Hideo Kojima literalmente acompanhou muitos jogadores por décadas!
(Via: Gamesradar)