Microsoft renova programa de acessibilidade de games para Xbox
A Microsoft quer que seus games sejam cada vez mais acessíveis. Hoje, sua equipe de acessibilidade de games anunciou, de acordo com o The Verge, que os desenvolvedores podem enviar seus jogos para serem avaliados em um novo programa. A intenção é fazer que a avaliação seja feita por jogadores com deficiência, para levantar dados para que os games tenham cada vez mais recursos para todos os tipos de jogadores.
“Os desenvolvedores agora têm a opção de enviar à Microsoft seu título de Xbox ou PC, e analisá-lo e validá-lo de acordo com as recomendações fornecidas nos XAGs”, diz o Blog do Xbox, junto com as atualizações das Diretrizes de Acessibilidade do Xbox, lançados originalmente no início de 2020. Tais diretrizes trazem explicações completas sobre considerações de design inclusivas. E agora, para desenvolvedores, comunidade e interessados, a linguagem ficou mais clara, com contextos e exemplos.
Os relatórios de testes dos jogos incluirão feedback de jogadores com deficiência, com links para informações sobre design inclusivo, organizações sem fins lucrativos relevantes e especialistas em acessibilidade. Qualquer problema encontrado nos testes será observado e reproduzido com informações coletadas para tentar entender como tal aspecto pode ser melhorado, para um acesso maior de pessoas com deficiência.
O Xbox tem se tornado um bom exemplo de acessibilidade em games. O sistema da Microsoft, além do Xbox Adaptive Controller, tem recursos interessantes em seus consoles, como a possibilidade de comando de voz, usando o Alexa. Outros estúdios também tem tomado iniciativa, com recursos como a escolha do tamanho de legendas, e modos para daltônicos. Enquanto The Last of Us Part II vem com mais de 60 modos de configurações para deixá-lo acessível ao máximo de pessoas possíveis.
E, neste contexto de acessibilidade para pessoas com deficiência, é importante lembrar que pessoas nestas condições são fundamentais para que boas ideias sejam implementadas. Sendo assim, muito importante existir um bom diálogo entre estas pessoas e os estúdios.