Millennials preferem Playstation, e geração Z Xbox, diz estudo
Um estudo, feito pela MBLM, mostrou detalhes referentes as faixas etárias dos gamers, e suas preferências. No material, foi mostrado que o Playstation é a marca mais próxima dos millenials, enquanto o Xbox é a marca que é a preferida da geração Z.
Os millennials, ou também conhecidos como a geração Y, são aqueles nascidos entre o início dos anos 80, e meados dos anos 90. Define-se, entre a maioria dos sociólogos, que fazem parte pessoas nascidas entre 1981 e 1996. Estes foram os primeiros que tiveram acesso direto à Internet, desde pequenos, em muitos países. E que também passaram sua infância com contato direto aos videogames. Em especial os consoles 16-bits, Mega Drive e Super Nintendo, e a geração seguinte, com o Playstation, o Nintendo 64 e o Sega Saturn.
Já a geração Z, definidos como aqueles que nasceram no final dos anos 90 até 2010, viveram a transformação da Internet, assim como acompanharam a evolução dos videogames, tal qual estamos acostumados hoje. Seu período de infância foi marcado pela ascensão do Playstation 2, estabilidade do Xbox e de seu Xbox Live, e do sucesso do Wii.
O estudo, Brand Intimacy, que entrevistou 6 mil consumidores e fez 56 mil avaliações de marca em 15 países, buscou conhecer as principais marcas, ligadas às emoções, e segue como referência para entender um pouco mais sobre as marcas e suas conexões emocionais com seus respectivos públicos.
Na lista das marcas mais queridas pelos millennials, o Playstation é a marca mais querida, seguida por Amazon e Target. E, quando o mesmo assunto é perguntado para a geração Z, a preferência é pelo Xbox, seguido por Spotify e Sephora. Em 2019, marcas como Youtube e Netflix, assim como Apple e Amazon, eram mais lembradas pelo público.
Para 2020, entre os millenialls, a Amazon e a Target cresceram no “ranking”, a Apple segue lembrada, enquanto a Netflix não está mais entre os “dez mais”. Marcas como Disney, Ford, e Jeep, dividem com os três grandes do videogame atualmente, a preferência deste público: Playstation, Xbox e Nintendo.
Foi divulgado apenas uma prévia do estudo, com o resultado das preferências dos millennials:
- PlayStation
- Amazon
- Target
- Disney
- Ford
- Jeep
- Apple
- Youtube
- Xbox
- Nintendo
Tal informação mostra uma situação interessante na indústria. Primeiro, que o fato de chegar uma nova geração de consoles combinou com o fato das marcas de videogame serem lembradas na pesquisa deste ano. Segundo, o fato de que os millennials, que tiveram contato direto com o Playstation, desde os anos 90, seguem fiéis à marca, com seus consoles e franquias.
E por fim, a geração Y, que está mais conectada ainda a serviços, como o Spotify ou a Amazon (enquanto prestadora de serviços, não como loja), vê com mais atenção os serviços da Microsoft, que incluem o Game Pass, ou o vindouro xCloud. Além do fenômeno Minecraft que, desenvolvido na Suécia, mas incorporado pela Microsoft em 2014, se conectou a este público de maneira certeira.
O estudo completo será divulgado no dia 14 de fevereiro, no dia de São Valentim, que é o “dia dos namorados” nos EUA e em diversos outros países.