Morre Gary Rossington, o último membro remanescente da formação original do Lynyrd Skynyrd
Falece no último dia 5 de março, aos 79 anos de idade, o guitarrista Gary Rossington, o último membro original do Lynyrd Skynyrd que ainda se encontrava vivo. A banda informou a passagem em suas redes sociais, embora não tenha divulgado a causa do falecimento.
“É com a nossa profunda compaixão e tristeza que temos de informar a perda de nosso irmão, amigo, membro da família, compositor e guitarrista, Gary Rossington, hoje. Gary agora está com seus irmãos do Skynyrd e a família no céu e tocando bem, como ele sempre fez. Por favor, mantenham Dale, Mary, Annie e toda a família Rossington em suas orações e respeitem a privacidade da família neste momento difícil”, diz o comunicado.
Gary Robert Rossington é natural de Jacksonville, na Flórida. Nasceu na cidade sulista em dezembro de 1951, e foi um dos membros fundadores do Lynyrd Skynyrd. O grupo que se tornaria a famosa banda iniciou a sua formação em 1966, quando Rossington se juntou a Ronnie Van Zant e Robert Burns. O guitarrista ainda traria Larry Justrom para tocar baixo.
Van Zant foi um dos integrantes que faleceu após o trágico acidente aéreo em 1977, onde faleceram também Steve Gaines e Cassie Gaines, um produtor assistente da banda, o piloto e o co-piloto. Burns viria a óbito em 2015, após um acidente automobilístico e Justron faleceu em 2019, em causas não divulgadas. A banda também contou com Allen Collins em sua formação original, com o guitarrista sobrevivendo ao acidente aéreo de 1977, mas falecendo em 1990, por pneumonia causadas por complicações de um grave acidente, sofrido em 1986.
Gary Rossington também foi membro fundador do The Rossington-Collins Band, projeto feito com o colega Collins. Os integrantes atuais do Lynyrd Skynyrd, conforme visto no comunicado, chamaram Rossington de “irmão, amigo, membro da família, compositor e guitarrista”, lembrando que “agora ele está com os seus irmãos do Skynyrd e sua família no céu, tocando bonito”.
Vários músicos do mundo do rock, como Neal Schon do Journey, James Hetfield do Metallica e David Ellefson, do Megadeth, prestaram homenagens ao músico, conforme apresentado pela Ultimate Classic Rock.