Moto GP – Bagnaia corre com paciência, vence na Catalunha e mantém o campeonato em aberto
O #1 Francesco Bagnaia se redimiu após um revés no sábado, e garantiu mais uma vitória no currículo, no Grande Prêmio da Catalunha de 2024, que aconteceu no domingo. O piloto da Ducati mostrou habilidade, paciência e estratégia ao longo da prova, esperando o momento certo para atacar seu principal rival, o espanhol Jorge Martín.
Nas últimas voltas da corrida, Bagnaia encurtou uma vantagem de cerca de 1 segundo sobre Martín e ultrapassou-o na curva 5. A partir daquele momento, o #1 disparou e Martín não teve como responder ao ritmo de Bagnaia, tendo que brigar com Márquez no fim da prova e tendo de se contentando com o segundo lugar no pódio.
O terceiro lugar do pódio foi disputado até as últimas voltas, com Marc Márquez, que partiu da 14ª posição no grid, escalando e ultrapassando o pole position Aleix Espargaró. O catalão da Aprilia tentou recuperar a posição, chegando perto no final da última volta, mas não conseguiu ultrapassar Márquez.
Fabio di Giannantonio conquistou o quarto lugar, enquanto Raul Fernandez terminou em quinto após uma ultrapassagem na última volta. Álex Márquez ficou com o sexto lugar, com Brad Binder em sétimo após um problema com os pneus. O oitavo lugar foi para Fabio Quartararo, Miguel Oliveira terminou em nono, e Enea Bastianini, que sofreu uma punição, completou a zona de pontuação em décimo.
Pedro Acosta, que ocupava o segundo lugar no início da prova, sofreu uma queda na primeira metade da corrida. Ele buscou sua moto e conseguiu retornar à pista, fazendo sua recuperação e terminando na 13ª posição, garantindo alguns pontos importantes.
A próxima etapa da temporada de 2024 da MotoGP será o Grande Prêmio da Itália, em Mugello, na próxima semana. Até o momento, Jorge Martín segue líder com 155, mas o atual bicampeão está logo atrás, com 116 pontos. E Márquez, que também quer brincar de ser campeão neste ano, está bem perto também, com 114 pontos.