MotoGP – Bagnaia vence a prova em Barcelona, mas Jorge Martín é quem se tornou o campeão em 2024
A MotoGP terminou em 2024, e com a revanche concretizada. Bagnaia fez um fim de semana perfeito em Barcelona, levando a Sprint e a corrida principal. Mas não foi o suficiente para alcançar Jorge Martín, que chegou em terceiro e com isso, se tornou o campeão mundial da categoria. O espanhol terminou a temporada com 10 pontos de vantagem para o italiano e se transformou, “literalmente”, no Exterminador, para comemorar o seu triunfo.
A prova não teve grandes emoções na ponta, pois Bagnaia largou bem e se manteve tranquilo em primeiro lugar, com Martín até chegando a ser segundo, mas sendo ultrapassado por Marc Márquez. Como o terceiro lugar era mais do que o suficiente para o título, o piloto apenas aproveitou o passeio e cravou o primeiro título mundial conquistado por um piloto de equipe satélite, desde 2001.
Martín estava tão satisfeito com seu terceiro lugar, que apenas acompanhou de camarote a disputa entre Bagnaia e Márquez na frente e atrás a briga entre Aleix Espargaró e Álex Márquez.
Bagnaia, que tinha que torcer para Martín terminar a corrida de décimo para trás, venceu a prova de ponta a ponta, mas resistindo à pressão de Marc Márquez, que terminou a prova em segundo e, com seu bom momento no final da temporada, conseguiu o terceiro lugar no mundial à frente de Enea Bastianini.
Em sua última corrida na carreira, Espargaró terminou em quinto após ter o quarto lugar tomado por Márquez, no final da prova. Binder terminou em sexto, e uma disputa particular que terminou com a ultrapassagem em Bastianini na última volta. Bastianini foi o sétimo, Franco Morbidelli o oitavo e Marco Bezzecchi terminou em nono, e Pedro Acosta, em décimo.
A prova também marcou a despedida da Honda Repsol que conhecemos, que após 30 anos de corridas terminou com um décimo sexto lugar, de Luca Marini. A Repsol encerrou as três décadas de parceria e a equipe japonesa correrá 2025 “sozinha”, em uma nova etapa para o time.
Resultado do GP de Barcelona da MotoGP 2024:
1. Francesco Bagnaia / Ducati Lenovo
2. Marc Marquez / Gresini Ducati
3. Jorge Martin / Pramac Ducati – Campeão da MotoGP 2024
4. Alex Marquez / Gresini Ducati
5. Aleix Espargaro / Aprilia Racing
6. Brad Binder / Red Bull KTM
7. Enea Bastianini / Ducati Lenovo
8. Franco Morbidelli / Pramac Ducati
9. Marco Bezzecchi / VR46 Ducati
10. Pedro Acosta / Red Bull GASGAS Tech3
11. Fabio Quartararo / Monster Yamaha
12. Miguel Oliveira / Trackhouse Aprilia
13. Jack Miller / Red Bull KTM
14. Johann Zarco / LCR Honda
15. Maverick Viñales / Aprilia Racing
16. Luca Marini / Repsol Honda
17. Takaaki Nakagami / LCR Honda
18. Raul Fernandez / Trackhouse Aprilia
19. Augusto Fernandez / Red Bull GASGAS Tech3
20. Michele Pirro / VR46 Ducati
21. Alex Rins / Monster Yamaha
22. Stefan Bradl / HRC Test Team
Abandonou: Joan Mir / Repsol Honda
Com isso, Jorge Martín confirmou o seu campeonato com 508 pontos, seguido por Bagnaia com 498 pontos e acompanhados por Marc Márquez, que em um final de temporada muito forte, terminou o campeonato em terceiro, 392. A MotoGP volta em 2025, com sua primeira corrida agendada para acontecer na Tailândia.
Confira as promoções de games para PC da Nuuvem
Garanta o Nintendo Switch Oled por um preço especial na Amazon
Confira nossas notícias diretamente no Telegram
E conheça nosso servidor no Discord