Netflix está considerando a possibilidade de investir no cloud gaming
O mundo do cloud gaming mal começou e já tivemos exemplos de sucesso e fracasso. Por um lado, o Xbox Cloud Gaming chega com seu app em diversos aparelhos de TV, como os da Samsung, e por outro, o Google Stadia anunciou que deixará de funcionar já em 2023. E, em um terreno que ainda traz oportunidades, é a Netflix que está considerando investir neste segmento.
O programa de games da Netflix, que já tem quase um ano de vida, ainda não emplacou. Cerca de 1% dos usuários experimentou o serviço da plataforma de streaming, mas nem por isso a companhia largou mão de seu plano. Pelo contrário, está investindo no ramo, com a produtora de Oxenfree produzindo sua sequência, e testes de gamertags. Isso enquanto segue investindo em produções baseados em games famosos.
Assim, a nuvem poderia ser um terreno a ser explorado, de acordo com o vice-presidente de jogos da empresa, Mike Verdu, que falou ao TechCrunch Disrupt sobre a intenção. Atualmente, a companhia oferece os games deixando-os disponíveis para download. Mas, aparentemente, a companhia pensa em usar sua estrutura em streaming de dados para levar também jogos para a nuvem.
Uma vantagem assombrosa que a Netflix teria, neste sentido, é a sua onipresença em dispositivos. Como exemplo, temos as TVs que não possuem os sistemas mais populares, e não possuem muitos apps de vídeos por streaming, geralmente contam com um app da Netflix. Bastaria saber qual seria o mínimo exigido para aproveitar tal serviço.
“Estamos explorando seriamente uma oferta de jogos na nuvem para que possamos alcançar os membros em TVs e PCs”, disse Verdu. “Vamos abordar isso da mesma maneira que fizemos com o celular, que é começar pequeno, ser humilde, ser atencioso e depois construir. Mas é um passo que achamos que devemos dar para conhecer os membros onde eles estão nos dispositivos em que consomem a Netflix.”
Além disso, Verdu também afirmou que a Netflix conta com 55 games em desenvolvimento, em um momento no qual poderá investir no mercado de games por streaming. Historicamente, a Netflix sempre “demora” mais para emplacar suas ideias. Aconteceu com a migração do serviço de aluguel de DVDs para o Streaming, com a produção de seus originais e agora, com os games. O que nos deixa pensar que a companhia não está preocupada, pelo menos por enquanto, com a baixa procura por seu programa de games.
A companhia, inclusive, acredita saber onde acertar, para evitar falhar como o Google. Segundo a Netflix, o erro do Stadia foi a forma a qual o serviço foi oferecido. Eles não acreditam que, atualmente, o serviço de nuvem seja um substituto, mas sim um complemento. De forma semelhante à forma com a qual o Xbox trabalha, na qual a nuvem atinge até os próprios consoles da empresa.
“Não estamos pedindo para você se inscrever no serviço como um substituto do console, então é um modelo de negócios completamente diferente”, disse ele. “A esperança é que, com o tempo, isso se torne uma maneira muito natural de jogar onde quer que você esteja”, continua, entendendo que este mercado, apesar de possível, é algo para se trabalhar com foco no médio prazo.