O CDRomance, site de ROMs corrigidas ou traduzidas, move seus arquivos para possível proteção legal
O famoso portal de tradução de fãs e compartilhamento de ROM, CDRomance, retirou todos os seus arquivos hospedados do site em resposta a um desafio legal aparente, conforme observado pelo Time Extension. Reconhecido pela sua popularidade entre os jogadores retrô, o CDRomance oferece ROMs pré-corrigidas, facilitando o acesso a jogos ou títulos traduzidos por fãs, aprimorados e modificados pela comunidade.
A descrição oficial do site destaca o CDRomance como uma comunidade online envolvente e um arquivo dedicado à preservação da herança dos videogames, com ênfase nas contribuições dos fãs. Sua coleção abrange uma ampla variedade de mods, hacks, traduções e jogos originais, além de títulos freeware e abandonware.
Diferente de outros sites do gênero, o CDRomance não é entupido de anúncios e é considerado um recurso valioso para entusiastas e historiadores de jogos, celebrando a criatividade e dedicação contínuas da comunidade de jogos. Vale ressaltar que o site afirma estar em conformidade com o DMCA.
Recentemente, observou-se que o CDRomance não está mais hospedando arquivos em seu local original. No entanto, detalhes e links para os patches originais ainda estão disponíveis online. Segundo o usuário do ex-Twitter @gunstargum, os arquivos foram transferidos para um local diferente.
Essa mudança ocorre em meio a uma repressão recente a sites de compartilhamento de ROM, impulsionada por ações legais de detentores de propriedade intelectual preocupados com a violação de direitos autorais. Embora o CDRomance forneça jogos corrigidos, pode ter que lidar com esta questão por algum detentor de direitos destes jogos.
Críticos dessa abordagem destacam que a remoção desses sites representa um golpe considerável para a preservação de videogames. Argumentam que, se as empresas não mostram interesse em traduzir jogos de décadas atrás, as versões pré-patch criadas por fãs desempenham um papel vital ao levar esses jogos a novos públicos.