Pesquisa Game Brasil destaca comportamento dos jogadores durante a pandemia
A Pesquisa Game Brasil, que chegou em sua oitava edição, teve uma missão um pouco diferente neste ano. A pesquisa, que levanta dados sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, trouxe nesta edição dados sobre o impacto da Covid-19 e sua relação com o isolamento social e o consumo de games.
De acordo com os dados, 75,8% dos gamers brasileiros afirmam jogar mais durante o período de distanciamento social. A pesquisa foi fruto da parceria entre Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM, e ouviu 12.498 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal.
O estudo disse, também, que 72% da população afirma jogar jogos eletrônicos. Além disso, a pandemia fez com que 51,5% dos jogadores jogassem mais online com os amigos. 60,9% afirmaram ter consumido mais conteúdo relacionado a game, e 42,2% afirmaram ter gastado mais dinheiro em jogos.
“À medida que passamos a ficar mais tempo em casa, o hábito de jogar se tornou mais recorrente e ganhou ainda mais espaço em nosso dia a dia. O distanciamento social se reflete no aumento de interesse em torno da experiência de jogar online, já que foi uma das poucas opções viáveis em tempos de confinamento”, analisa Carlos Silva, Head de Gaming na GoGamers.
A pesquisa traz mais informações sobre perfis sobre o universo do videogame no Brasil. A PGB destaca que, novamente, a maioria é mulher: 51,5% das mulheres consomem jogos eletrônicos, que também dominam o mercado de smartphones, com 62,2%.
Dados sociais mostram os reflexos dos altos preços dos videogames no país, mostrando que a principal classe, neste quesito, é a média alta, com a fatia de 27,6% do mercado. Mas, com os atuais games para smartphones e a acessibilidade que eles produzem, é possível notar ascensão das classes sociais mais baixas entre o mundo dos games. Estes representam já quase a metade dos consumidores no país, com 49,7%.
Além disso, esta edição da PGB trouxe também a etnia dos jogadores brasileiros. 46% dos games brasileiros se identificam como brancos, enquanto 50,3% se declarou parda ou preta. E, quanto a idade, 22,5% dos jogadores estão entre 20 ou 24 anos, enquanto 18,6% estão na faixa dos 24 a 29 anos.
É possível adquirir gratuitamente a Pesquisa Game Brasil, que oferece estas e algumas outras informações úteis sobre o mercado nacional de games. Enquanto profissionais de qualquer área que tem envolvimento com videogames podem comprar a pesquisa completa.