Phil Spencer declara que Google e Amazon serão os principais concorrentes do Xbox no futuro
Phil Spencer, chefe de games e Xbox na Microsoft, falou sobre a sua visão para o futuro. Nela, suas concorrentes principais serão a Amazon e Google. Tal afirmação foi declarada em uma entrevista em um recém-lançado protocolo de publicação da tecnologia Protocol. Spencer diz não acreditar que Sony e Nintendo, que disputam com o Xbox a preferência no mercado de consoles, criem infraestrutura em nuvem que desafiariam Microsoft, Google ou a Amazon.
“Temos muito respeito por Nintendo e Sony, mas vemos a Amazon e o Google como os principais concorrentes daqui para a frente”, explica Spencer. “Isso não é um desrespeito com a Nintendo e a Sony, mas acredito que as empresas tradicionais de games estão um pouco fora de posição. acho que eles poderiam tentar recriar o Azure (plataforma de serviços em nuvem da Microsoft), mas investimos dezenas de bilhões de dólares em nuvem ao longo dos anos”, afirma.
A Microsoft, apesar de trabalhar no sucessor do Xbox One, o Series X, deixa muito claro que trabalha em videogame como um ecossistema que vai além do mundo Xbox. O Console Streaming e o Game Pass são alguns exemplos tangíveis desta visão. O foco atual da companhia é a nuvem, que pode alcançar bilhões de jogadores pelo mundo. o xCloud está em testes, e deve ser lançado em caráter oficial ainda neste ano.
Spencer já havia declarado, em outra oportunidade, que o negócio de games para a Microsoft e Xbox não é sobre “quantos consoles são vendidos”, e deixa claro o fato de que não tem interesse em entrar, no futuro, em uma “guerra de consoles” com Nintendo e Sony. “Eu não quero brigar em guerras de consoles com eles, enquanto Amazon e Google se concentram em como levar games a 7 bilhões de pessoas pelo mundo”, declarou.
Para a Microsoft, a “guerra de consoles” será em data centers. Recentemente, a Microsoft fez uma parceria com a Sony em 2019, e hospedará os serviços da Sony no Azure, no futuro. Apesar do discurso de foco no streaming, Spencer sabe que os serviços ainda não podem ser plenos em seu funcionamento. Isso se mostrou evidente com os problemas do Stadia em seu lançamento. Entretanto, o foco na tecnologia se mostra viável, quando focado o médio, e o longo prazo.
A próxima geração, enquanto isso, chegará de maneira “tradicional”, embora prontas para as novas tecnologias. Xbox Series X e Playstation 5 chegam no final de 2020. Enquanto o Nintendo Switch segue bem em vendas, com serviços de streaming no Japão.