Preview Arkade: Out of Line, uma fuga pintada à mão com bons puzzles

29 de abril de 2021
Preview Arkade: Out of Line, uma fuga pintada à mão com bons puzzles

Se você gosta de jogos que usam plataforma 2D e puzzles para tratar de temas universais, Out of Line é um jogo que você vai querer ficar de olho.

Tivemos acesso a uma demo/early build do game. Apesar de curto, o teste deixou uma boa impressão, tanto pelo visual quanto pela experiência de jogo em si.

Fuga em massa

Out of Line acompanha a fuga de um personagem chamado San de uma espécie de fábrica, controlada por uma entidade robótica um tanto quanto sinistra. O gameplay é bastante simples e intuitivo: a movimentação ocorre em um plano 2D, no qual podemos anda, correr, pular, arrastar e lançar objetos.

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O jogo tem uma vibe meio Inside: no jogo da Playdead, também controlamos um garotinho fugindo de um complexo/laboratório meio sinistro. Também lembra um pouco Oddworld: San não é o único fugitivo. Controlamos apenas ele, mas podemos ver diversos outros iguais a ele, cada um em sua própria jornada de fuga.

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Vários personagens fugindo em “camadas” diferentes do cenário

Porém, ao contrário de Oddworld, aqui não tomamos a frente do êxodo: meio que somos mais um indivíduo em fuga, no meio da turba. Ocasionalmente, seremos ajudados por nossos semelhantes — e também iremos ajudá-los — mas no geral, pelo que vi até agora, as interações são incidentais, fruto das circunstâncias.

Ainda não sei para onde a narrativa de Out of Line vai, mas o e-mail dos desenvolvedores afirma que o jogo quer tratar de temas como opressão, isolamento, coragem, otimismo e esperança. Ou seja, o jogo tem potencial para emocionar e encantar o jogador em sua versão final.

Lança multiuso

Nosso protagonista não demora para descolar uma espécie de lança high tech, que vai se mostrar uma ferramenta muito útil em nossa fuga. Ela funciona mais ou menos como um bumerangue: podemos utilizá-la para superar environmental puzzles e chamá-la de volta ao pressionar de um botão.

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Podemos cravar a lança em uma parede e usá-la como trampolim, por exemplo. Podemos atirá-la em botões e mecanismos para acioná-los. Ou, se precisarmos de uma abordagem mais incisiva, podemos usar a lança para travar engrenagens, mantendo portas abertas ou evitando que enormes pilões nos esmaguem.

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A lança sendo usada como plataforma/trampolim

Outra utilidade da lança: podemos acoplá-la em certos dispositivos e usá-la como alavanca, o que é útil para controlar plataformas móveis. Sempre carregamos nossa própria lança, mas em alguns casos encontramos outras pelo cenário — descartáveis, mas úteis para superar algum desafio específico.

No aguardo

Ainda que o que eu experimentei de Out of Line não tenha realmente me impactado, ele me deixou curioso. Seu mundo é intrigante, e a demo que testei teve o cuidado de deixar muitos mistérios no ar.

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Momentos de stealth? Teve!

A beleza do jogo também me faz querer ver mais daquele mundo. Ele é artístico de um jeito muito específico, um pouco mais rústico. Quase podemos ver as pinceladas de certos elementos que compõem o cenário. Há um ótimo uso do efeito parallax, com cenários construídos em camadas que concedem vida e profundidade aos ambientes. É muito único e interessante.

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Consegue enxergar as pinceladas na vegetação?

Então, agora é esperar pelo lançamento do jogo completo, para descobrir aonde a fuga de San e seus amigos irá levá-los.

Out of Line ainda não tem uma data de lançamento definida, mas deve sair nos próximos meses, com versões para PC, Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

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