Primeiras Impressões – Warhammer 40K: Speed Freeks é diversão e adrenalina ainda desbalanceada

21 de agosto de 2024
Primeiras Impressões – Warhammer 40K: Speed Freeks é diversão e adrenalina ainda desbalanceada

Lançado em acesso antecipado e de forma gratuita no início de agosto, Warhammer 40K: Speed Freeks é uma boa opção de jogatina PVP em um formato um pouco diferente do que vemos atualmente na internet. O novo jogo dentro do imenso guarda-chuva de jogos da franquia Warhammer traz veículos assassinos no melhor estilo Twisted Metal para batalhas jogador contra jogador em dois modos de game distintos.

Mesmo que a ação do game funcione muito bem, seus gráficos sejam excelentes e suas partidas sejam dinâmicas e rápidas, o game em acesso antecipado não é perfeito. Com alguns problemas de colisão, carros desbalanceados e pouca variedade de cenários, Warhammer 40K: Speed Freeks precisa se provar para conseguir angariar mais fãs com o tempo.

Primeiras Impressões – Warhammer 40K: Speed Freeks é diversão e adrenalina ainda desbalanceada

Dos boardgames para o mundo virtual

Ao contrário do que muitos podem pensar com o material promocional do game, Warhammer 40K: Speed Freeks não se trata de um clone de Twisted Metal. Na verdade, o jogo é uma espécie de “versão virtual” de um dos diversos modos de batalha de miniaturas característicos da franquia Warhammer. Tendo o basicamente o mesmo nome, Warhammer 40K: Speed Freeks funciona como um jogo de tabuleiro no qual os jogadores utilizam veículos para se enfrentar até a morte.

Convenhamos que, com uma temática dessas, até demorou para a galera da Games Workshop ceder os direitos para que a Caged Element Inc. desenvolvesse um videogame do tema. Afinal, uma batalha de veículos mesclando o saudoso Twisted Metal com os controles que lembram o bem sucedido Rocket League tem tudo pra dar certo, não é mesmo? Bom, não é tão fácil assim.

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Acontece que, como a maioria dos jogos online de partidas, Warhammer 40K: Speed Freeks possui classes de veículo distintas. Tais classes podem ser escolhidas antes da partida começar, mas também entre uma morte e outra durante a jogatina. A questão é que, com classes com habilidades próprias, se faz necessário um balanceio do jogo para que as partidas não se tornem frustrantes. Mas vamos falar mais detalhadamente sobre isso.

Modos de jogo a lá FPS

Warhammer 40K: Speed Freeks, em seu acesso antecipado, trouxe dois modos de jogo. O modo Deff Rally é focado em um PVP voltado para captura de bases. Ele quase parece uma corrida, já que seu time precisa capturar uma sequência linear de bases antes do time inimigo para que consiga vencer a partida. A questão é que essas bases são disputadas no tiroteio e, depois que o tempo de disputa de uma base termina, você precisa correr para a próxima até que a “corrida” termine.

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Por sua vez, o modo Kill Konvoy já gira em torno do ataque e proteção de um veículo gigante e mortal que percorre um caminho fixo por um grande mapa aberto. Cada time precisa destruir o Konvoy do outro antes do tempo acabar. Para isso, os veículos precisam coletar bombas que ficam espalhadas pelo mapa e levá-las até o veículo inimigo para detoná-la. Claro que nesse processo temos mais uma enxurrada de tiroteio para todos os lados.

Mesmo que ambos os modos de jogo lembrem modos de jogo tradicionais dos FPS, eles possuem personalidade própria muito bem vinda. A principal diferença, ao meu ver, das partidas de Warhammer 40K: Speed Freeks é a velocidade (com o perdão do trocadilho). O contador para que você possa voltar para a partida após morrer é bem rápido. Além disso, a própria dinâmica das partidas traz um senso de urgência bem divertido.

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Nem tudo é perfeito

Claro que, como qualquer game em acesso antecipado, existe muito a se melhorar em Warhammer 40K: Speed Freeks. A começar por alguns pontos específicos dos mapas que, quando seu veículo colide, ele simplesmente para. São raros estes pontos, mas são bem irritantes quando você os encontra durante as partidas. Isso porque os veículos quase sempre passam por qualquer terreno, principalmente veículos mais leves. Mas parece que quinas específicas de algumas texturas quebram completamente a movimentação dos carros, o que é bem frustrante.

Além disso, temos as famigeradas microtransações que, pelo menos a primeira vista, não parecem muito “pay to win”. Entretanto, existem sim facilitações e processos mais acelerados quando você injeta o rico dinheiro do mundo real na jogatina. Principalmente quando notamos que nem todos os veículos estão liberados desde o início do jogo, precisando que o jogador passe de níveis e complete conquistas específicas para liberar todos.

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O famigerado passe de temporada está presente em Warhammer 40K: Speed Freeks.

O frustrante disso tudo é que, como o game não possui ainda nenhum tipo de nivelamento de equipes, não é incomum você tomar uma surra de jogadores específicos que já possuem veículos mais avançados. Veículos esses que possuem habilidades mais complexas, maiores taxas de dano e versatilidade. Some isso a uma total ausência de tutoriais ou textos ensinando os comandos básicos do game e você tem um início de curva de aprendizado bem frustrante.

Controles pouco amigáveis fora do PC

Por fim, talvez aquele que seja a pior bola fora do game na minha opinião são os seus controles. Tudo bem que Warhammer 40K: Speed Freeks foi lançado em acesso antecipado somente para os PCs, tendo versões para os consoles prometidas para o final do ano, quando o game finalmente será lançado oficialmente. Entretanto, mesmo se tratando de um jogo de carros, os controles estão otimizados unicamente para teclado e mouse.

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Ao jogar no PC com um controle de videogame ou então se você possui um Steam Deck, pode ser bem frustrante mirar ou controlar seu veículo em Warhammer 40K: Speed Freeks. Isso porque você acelera empurrando o analógico esquerdo pra frente, ao invés de acelerar como em qualquer jogo de carros da última década. Além disso, os controles ainda não são personalizáveis, impedindo que consertemos manualmente essa bola fora.

A esperança é que, com o game chegando para consoles, a disposição dos controles para gamepad sejam otimizados. Até porque a disputa online entre jogadores que utilizam controles de videogame e aqueles que utilizam teclado e mouse se torna impossível. E não pensem que a vida de quem está no teclado e mouse é só flores também não, já que o boost de velocidade dos carros fica no botão shift, o qual fica basicamente apertado durante toda a partida, o que cansa bastante.

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Warhammer 40K: Speed Freeks só está começando

Claro que tudo que Warhammer 40K: Speed Freeks possui de deslizes é facilmente consertado. Como o game está em acesso antecipado, nada impede que tudo serja resolvido em breve. Talvez até muito antes do seu lançamento oficial. Para além desses deslizes, Warhammer 40K: Speed Freeks tem uma gameplay dinâmica e rápida muito divertida. Com partidas cheias de adrenalina, tiro, porrada e bomba pra tudo quanto é lado.

Resta saber se a galera da Caged Element Inc. vai conseguir manter o game com boas atualizações e trazer novidades periódicas. Potencial para ser um nicho competitivo interessante ele de fato tem. Agora resta saber se a desenvolvedora vai dar conta de manter o público interessado, ou se esse vai ser mais um projeto fadado a morrer na praia. Isso só o tempo dirá.

Warhammer 40K: Speed Freeks foi lançado em acesso antecipado no dia 06 de agosto de 2024 somente para PCs (via Steam). O game está previsto para chegar aos consoles no final do ano, em sua versão 1.0.

Gilson Peres

Gilson Peres é Psicólogo, Mestre em Comunicação e aqui no Arkade fala principalmente sobre Realidade Virtual, jogos de PC e novas tecnologias desde 2019.

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