Projeto Nintendistas vai contar a história da Nintendo no Brasil com um livro e documentário
A história da Nintendo no Brasil será contada através do ponto de vista de quem viveu a era de ouro da empresa no Brasil, além de seu momento atual, com o projeto Nintendistas, uma iniciativa independente que celebra a paixão dos brasileiros pela gigante dos videogames.
O projeto terá uma campanha no Catarse, que começará em 16 de novembro de 2024, dia do aniversário de Shigeru Miyamoto, o criador de Mario, Zelda e Donkey Kong. A campanha opera no modelo “Tudo ou Nada” e traz recompensas exclusivas para os primeiros apoiadores. Quem se inscrever até 15/11 no site www.nintendistas.com.br terá a chance de ganhar uma edição autografada pela lenda Shigeru Miyamoto da revista Nintendo World.
O livro, que será um item de luxo para colecionadores, contará com:
- A história da Nintendo no Brasil, com depoimentos exclusivos de ex-funcionários e testemunhas destes episódios “nintendistas” em nosso país.
- Uma viagem ao passado completa pela história da revista Nintendo World.
- Uma análise dos mais importantes jogos, consoles e acessórios da Nintendo.
- Entrevistas exclusivas com Shigeru Miyamoto e outros criadores renomados.
- Revelação de bastidores, fotos e histórias não contadas.
O projeto é comandado por Pablo Miyazawa, conhecido por seu trabalho em publicações como Nintendo World, revista EGM Brasil, IGN e Rolling Stone, e Rodrigo Coelho, um influenciador e entusiasta da cultura Nintendo no Brasil através do canal Coelho no Japão. A equipe inclui nomes como Eduardo Trivella, Gustavo Bacan e André Forastieri, fundador da revista Nintendo World. A WarpZone, experiente com projetos retrô, fará a edição do livro.
Pablo Miyazawa expressou seu orgulho pela jornada pessoal e profissional com a Nintendo:
“Meu primeiro videogame foi da Nintendo. Meu primeiro emprego foi na Nintendo. Meu primeiro texto profissional foi publicado na Nintendo World. Quase três décadas depois, isso tudo continua comigo”, diz Pablo. “Como jornalista, tenho orgulho de contar essa história, ainda mais acompanhado das pessoas que estiveram comigo nessa jornada – além de vários novos protagonistas”.
Rodrigo Coelho também compartilhou suas expectativas com o projeto:
“Para mim e muitos no Brasil, a Nintendo não é só uma marca – é uma parte de nossas vidas. O Nintendistas nasceu exatamente dessa paixão. Mais do que um livro, é uma celebração da relação entre o Brasil e a Nintendo, trazendo histórias nunca antes contadas por quem viveu essa história. É uma honra estar ao lado das pessoas que me inspiraram, para tornar esse projeto uma realidade.”
Há cinco níveis de contribuição para o projeto, de R$ 250 a R$ 2.500, com recompensas que incluem autógrafos, participação em reuniões editoriais e até a chance de ser mencionado no livro. Paralelamente ao livro, um documentário está em fase de produção, utilizando as entrevistas do livro e material de arquivo.
O livro será entregue aos apoiadores em julho de 2025, com o lançamento oficial durante a Retrocon. Esta edição de colecionador será exclusiva da campanha, e não estará disponível em lojas online e nem em lojas físicas.