Qual é o melhor game entre 1989 e 2019 entre os japoneses? Chrono Trigger.
Vira e volta, revistas e sites sobre videogames lançam discussões sobre os melhores games já lançados. E, apesar destas listas contarem sempre com muitos jogos em comum, o primeiro lugar sempre varia um pouco. Seja pelo local o qual a pesquisa é feita, a época de sua realização, ou os critérios utilizados.
Desta vez, foi a Famitsu que levantou a questão a seus leitores. Ela perguntou a seus leitores qual era o melhor jogo, lançado entre janeiro de 1989 e abril de 2019. A resposta foi: Chrono Trigger. A votação, que contou com cerca de 7.000 pessoas, elegeu o lendário game da então Squaresoft como o melhor deste período.
O game, de 1995, é conhecido por, entre vários fatores, contar com o “time dos sonhos” em seu desenvolvimento. Hironobu Sakaguchi, Yuji Horii, Akira Toriyama, Kazuhiuro Aoki, e Nobuo Uematsu, uniram seus esforços e conhecimentos em projetos como Final Fantasy, Dragon Quest, e Dragon Ball, e apresentaram um jogo único.
Dinâmico, suas batalhas pelos mapas são opcionais, bastando desviar dos adversários. Mas o que realmente chama atenção, até hoje, é seu sistema de viagem temporal. Era possível ir da pré-história ao futuro, em um enredo completo, que lidava muito bem com as mais diferentes épocas da humanidade.
Zelda em segundo, e NieR em terceiro
Em segundo lugar, outro game impressionante. The Legend of Zelda: Breath of the Wild, com seus dois anos de vida, já tem condições de deixar de ser um game movido pelo hype, e ser considerado não só um dos melhores games da geração. Mas sim de todos os tempos.
Em terceiro lugar, uma boa surpresa: nada de Super Metroid, algum game do Mario, ou Final Fantasy. NieR: Automata é quem levou “o bronze”. O game da Square Enix, também de 2017, cativou demais os jogadores, especialmente no Japão, o que garantiu a forte lembrança de todos nesta pesquisa.
A próxima edição da Famitsu terá a lista completa. Qual game você adicionaria nesta discussão?