Que tal um Wolfenstein 3D para o Master System? Pois um fã (sempre eles) está providenciando isso
Se você acompanha o Arkade, nem preciso falar do tanto de coisa interessante que a comunidade tem desenvolvido ultimamente. Fãs com habilidades de programação criam remakes, ports, remasters e até jogos novos. Desta vez vamos falar de um jogo que jamais estaria no Master System, se não fosse a comunidade: Wolfenstein 3D.
Lançado originalmente em 1992, o game chegou um ano após o 8-bits da SEGA ser descontinuado nos EUA, e três anos após o seu fim no Japão. Poderia até ter saído para o Game Gear, mas foi ter a sua versão portátil apenas na era do Game Boy Advance. Mas o port está em desenvolvimento mesmo assim, através dos esforços de Under4MHZ.
O seu trabalho conseguiu levar os labirintos do clássico da id Software para o Master System, quando um recurso bem interessante para os labirintos: usando um esquema parecido com a dos labirintos de Phantasy Star, que imagino eu que deve ter sido uma forte inspiração para o desenvolvimento deste port.
O game está, no momento, em desenvolvimento, com upgrades sendo explicados em um log. É claro que ainda há muitas limitações e questões que vão sendo lidadas conforme o desenvolvimento, mas se você quiser testar o game, é só baixar a ROM com o conteúdo disponível até o momento.
É um trabalho bem interessante, ainda mais sabendo que, historicamente, o Master System não teria capacidades técnicas para rodar o game. Entretanto, é preciso lembrar que o console se superou, e muito, durante os anos 90, pois mesmo defasado, ainda recebia atenção de alguns mercados, como o brasileiro, onde ports de jogos como FIFA ou Street Fighter brilharam no console.
O fato do Game Gear, que possuía hardware semelhante, tenha vivido nos anos 90 de forma plena, também ajudou neste processo. De qualquer forma, o 8-bits da SEGA sempre se mostrou muito interessante ao receber ports de sistemas superiores tecnologicamente, e este port de Wolfenstein 3D mostra de novo as suas boas capacidades.