Rockstar ofereceu apenas U$ 7.500 para usar a música Temptation do Heaven 17 em GTA 6. E recebeu um “VSF” como resposta
Licenciar obras e mídias externas para videogames é sempre algo delicado. É necessário pagar pelos direitos uso de músicas, trechos de filmes, etc em outras obras. Normalmente isso não é barato, e muitas vezes esses direitos possuem data de validade. Mas segundo a banda Heaven 17, para a Rockstar o uso de uma de suas músicas em GT6 custa apenas 7.500 dólares, para uso vitalício!
Martyn Ware, membro da banda e co-escritor do Heaven 17 expôs tudo em sua conta no Twitter/X, contando como a banda recebeu um email com a proposta, que foi sumariamente rejeitada, além de responder outros usuários dizendo que ele tomou uma péssima decisão.
Tradução livre dos tweets acima:
“Eu recentemente fui contatado pelos meus distribuidores em nome da Rockstar Games sobre a possibilidade de usar Temptation em Grand Theft Auto 6. Naturalmente fiquei entusiasmado com a imensa fortuna que estava prestes a vir para mim, e li até o final do email sobre a oferta…
ERA DE $ 7.500 – para a aquisição de todos os futuros royalties do game – para sempre… Para adicionar contexto, Grand Theft Auto 5 faturou, espere só para ver… $ 8,6 BILHÕES. Ah, mas pense na exposição… Vai se &*@%#.“
Quando pressionado por usuários dizendo que ele tomou uma péssima decisão, ele respondeu que trabalha na indústria musical há mais de 20 anos, conhecendo esse tipo de tática, que não gera dinheiro algum para os artistas. Ele ainda respondeu a comentários falando que a “exposição” que o game daria à banda os compensaria financeiramente, o que ele respondeu que, em redes de streaming de música, a cada 1 milhão de vezes que uma música é ouvida por usuários apenas 1.000 dólares são gerados para a banda.
Ele ainda comentou que, ao receber a proposta, fez sua própria oferta, solicitando 75.000 pelas compras totais dos direitos da música, o que a Rockstar negou.
Para explicar de forma mais simples, a oferta da Rockstar foi para pagar apenas 7.500 dólares pelos direitos vitalícios da música, sem pagar nenhum centavo de royalties para a banda. Ou seja, o estúdio teria direito de usar a música como bem entendesse, sem precisar pagar nem mais um centavo para a Heaven 17. E segundo Martyn Ware, ele até aceitaria vender os direitos dessa forma, se mais um zero fosse adicionado na conta.
E em uma notícia relacionada, um insider alega que a Rckstar aparentemente adiou GTA 6 para 2026. O estúdio, no único trailer do game divulgado, divulgou que o game chegaria em 2025, mas aparentemente esse não será mais o caso. Porém, ainda não há nenhuma informação oficial desse adiamento.
Confira as promoções em games de PC na Nuuvem!
Aproveite também e confira as ofertas em games da Amazon!
(Via: Gamesradar)