Sonic Adventure cumpriu bem o seu papel de levar o azulão da SEGA para o mundo 3D
Sonic Adventure foi um marco importante para a trajetória do mascote da SEGA. O personagem havia feito muito sucesso desde 1991, quando chegou para desafiar o Mario e a liderança absoluta da Nintendo naqueles dias. Mas, em 1998, o veloz mascote tinha uma nova missão: levar a sua velocidade ao mundo 3D, para buscar dar uma nova vida para a SEGA, que já não tinha mais os dias dourados de outrora, e precisava muito do sucesso de seu Dreamcast para seguir na relevância do mundo dos consoles.
O game chegou em meio a muitas expectativas, inclusive após o Saturn não contar com nenhum jogo em 3D do personagem, o que pode ser incluso até o famoso Sonic X-Treme, o jogo cancelado de Saturn repleto de polêmicas e controvérsias em seu traumático desenvolvimento.
Mas em 1998, o Dreamcast chegava, com um competente game do ouriço azul. Sonic Adventure inaugurava uma nova fase para o personagem, e o retorno de um personagem que não tinha um grande game lançado desde Sonic & Knuckles. Desenvolvido pela Sonic Team, o jogo não apenas levou a série para o mundo tridimensional, mas também estabeleceu um novo padrão para os jogos de plataforma.
Não que o game tenha sido o primeiro, já que Mario 64 e Zelda Ocarina of Time já existiam e já tinham apresentado muitos elementos definitivos para os games tridimensionais, mas Sonic também colaborou positivamente na consolidação dos novos games.
Sonic Adventure coloca o personagem mais uma vez contra o Dr. Robotinik, que estava querendo, mais uma vez, dominar o mundo. As zonas de Sonic foram completamente transformadas em ambientes muito coloridos e bonitos (até hoje), e servem de plano de ação e exploração para que Sonic impeça o vilão em seu objetivo de sempre.
Um dos aspectos mais marcantes de Sonic Adventure era a sua jogabilidade veloz e fluida. Os jogadores podiam experimentar a sensação de correr em alta velocidade por belos cenários, saltar sobre obstáculos, coletar anéis dourados e desafiar chefes imponentes. A adição de elementos de exploração e quebra-cabeças também trouxe variedade à experiência, mantendo os jogadores engajados e entretidos.
E em dias nos quais todo mundo praticamente cuidava de seus Pokémons, ou Tamagotchis, o game ainda trouxe uma interessante novidade, o Chao Garden, que permitia que os jogadores criassem os Chaos, que podiam ser aproveitados em um modo especial do game, que garantia um extra no tempo de jogo.
Com gráficos impressionantes para a época, uma trilha sonora memorável e uma narrativa envolvente, Sonic Adventure se tornou um dos jogos mais emblemáticos do Dreamcast. Sua recepção positiva levou ao sucesso contínuo da série Sonic e influenciou outros jogos de plataforma tridimensionais.
O game foi o responsável por iniciar uma nova era de jogos em 3D do Sonic. Entre acertos e erros, e mesmo após o final do Dreamcast e da saga da SEGA no mundo dos consoles, o game abriu novos caminhos para o personagem, garantindo uma sequência tão boa quanto e mais um rico capítulo para um dos personagens mais queridos dos games.
Relembrei Sonic Adventure em uma mídia especial graças ao pessoal da OldGame, que cria réplicas perfeitas de jogos clássicos, com direito a disco prensado, manual e muito mais. Vale pra coleção ou para curtir no seu videogame, neste caso o Dreamcast, como era possível curtir nos velhos tempos.