Sony fecha o Evolution Studios, produtor de Driveclub

23 de março de 2016

Sony fecha o Evolution Studios, produtor de Driveclub

Pouco mais de um ano e meio após o conturbado lançamento de Driveclub, a Sony decidiu fechar as portas do Evolution Studios, que foi o responsável por vários games de corrida da empresa.

Antes de entregar o exclusivo de PS4 na nova geração, o Evolution Studios trabalhou em vários jogos da série MotorStorm, para o Playstation 3 e também em alguns jogos da franquia World Rally Championship.

Ainda que Driveclub tenha passado por vários perrengues — ia ser gratuito pra quem assina PS+, depois não ia mais, depois saiu uma versão “capenga” do jogo para os assinantes, depois até mesmo essa versão foi retirada da PS Store –, não se pode negar que, apesar do lançamento em si não ter ido muito bem, o game melhorou muito de 2014 para cá, recebendo motos e outros conteúdos.

Sony fecha o Evolution Studios, produtor de Driveclub

Porém, isso não melhorou em nada a situação do estúdio. No ano passado, 55 funcionários do estúdio já haviam sido dispensados. Agora , no mesmo dia em que mais uma expansão do game foi lançada — a Finish Line, que acrescenta novos desafios, troféus e veículos ao game — a Sony anunciou que está encerrando em definitivo as atividades do estúdio.

O diretor de Driveclub, Paul Rustchynsky, postou uma mensagem de despedida em seu Twitter:

Traduzimos a mensagem abaixo:

Antes de sair e aproveitar algum tempo com a família gostaria de dizer algumas coisas…

Primeiramente, um muito muito obrigado para todos os fãs que nos apoiaram ao longo da história da Evolution; não conseguiríamos chegar onde chegamos sem vocês.

Agradecemos à Sony, que ajudou a Evo a ser um dos estúdios mais relevantes dos jogos de corrida, trabalhar com uma equipe first-party foi uma experiência fantástica.

Por último mas não menos importante, um grande obrigado a todos os funcionários da Evo, foi verdadeiramente uma honra trabalhar com este grupo talentoso, apaixonado e determinado.

Com o fim do Evolution Studios, a Sony se dispôs a“quando possível, tentar realocar as pessoas em outros projetos” dentro da casa, e “se oportunidades não forem possíveis dentro da companhia, vamos ajudar a equipe da maneira que pudermos, incluindo conversar com empregadores locais e outras produtoras”.

(Via: All Games Delta)

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais