SteamOS: Valve anuncia sistema operacional gratuito para “computadores de sala”

23 de setembro de 2013

SteamOS: Valve anuncia sistema operacional gratuito para "computadores de sala"

A primeira das três novidades da Valve é o SteamOS, um sistema operacional gratuito para “computadores de sala de estar”. Fique por dentro!

Com o fim da contagem regressiva da última sexta-feira (20), a Valve anunciou oficialmente o SteamOS, um sistema operacional que combina a arquitetura do Linux com a versatilidade e o potencial de entretenimento do Steam, voltado para “computadores de sala”.

A função primária deste OS é servir de base para “consoles abertos” como o que o Steam Box supostamente será.

Seguindo o discurso de Gabe Newell, o SteamOS promete levar a liberdade do PC para as salas de estar, reduzir a distância entre produtores de games e jogadores e envolver mais do que nunca a comunidade no processo criativo:

“[O SteamOS] é uma plataforma de entretenimento colaborativo entre muitos e muitos, em que cada participante é um multiplicador da experiência para todos”

“Criadores de conteúdo podem se conectar diretamente com seus clientes. Usuários podem trocar ou alterar qualquer parte do software ou hardware que desejarem. Jogadores terão a capacidade de unir forças no desenvolvimento dos jogos que amam. SteamOS continuará evoluindo, porém sempre será um ambiente destinado a estimular estas formas de inovação.”

SteamOS: Valve anuncia sistema operacional gratuito para "computadores de sala"

Através de uma função de Streamming Caseiro, o aparelho que tiver o SteamOS instalado poderá retransmitir o conteúdo do seu PC convencional direto para a televisão. Por exemplo: Se você ligar o seu computador (seja Windows ou Mac), acessar a sua conta do Steam e iniciar o Half-Life 2, você poderá jogá-lo na sala de TV, através de um console (ou “computador de sala”) que tenha o SteamOS (a princípio o suposto Steam Box).

A Valve disse estar “trabalhando com vários serviços de entretenimento que você conhece e confia” para que os jogadores também tenham acesso a conteúdo de TV, cinema e música através do SteamOS.

Além disso, como mostramos há alguns dias, será possível que os usuários do Steam emprestem suas bibliotecas de jogos à amigos e familiares. Este recurso fará parte do SteamOS que também terá um sistema para controlar as bibliotecas de cada membro da família.

Ainda de acordo com a empresa, centenas de games já estão programados para funcionar diretamente no SteamOS (incluindo grandes lançamentos), devendo entrar em circulação em 2014. Isso sem contar os mais de 3 mil games já disponíveis na loja virtual da Valve e que podem ser jogados na sala de TV usando o recurso do Streamming Caseiro.

O SteamOS estará disponível para download “em breve”, gratuitamente para usuários e fabricantes (estes através de licenciamento), com desempenho apresentando “avanços significativos” em processamento gráfico, áudio e conectividade para todos.

A segunda contagem regressiva já começou na página promocional. Ela termina em menos de 48 horas, nesta quarta-feira (25). Com um sistema operacional gratuito, aberto e focado na comunidade, a Valve dá um passo interessante rumo ao seu console.

Qual será próxima cartada dos criadores de Half-Life?

(Via: Steam)

Daniel Zimmermann

Mais Matérias de Daniel

Comente nas redes sociais