Top 10 Arkade – Jogos indispensáveis para quem ama história
Olá pessoal. Sou o novo membro da Arkade, fui convidado pelo Junior Candido para fazer parte da equipe e como eu já acompanho o site há um bom tempo (desde a época da revista) e também tenho interesse pela área dos jogos, achei o convite ótimo.
Vou me apresentar, meu nome é Hezrom Vieira Costa Lima, tenho 30 anos, sou casado e moro em Campina Grande – PB.
Sou Mestre em História, pela Universidade Federal da Paraíba em 2015. Pesquiso os Jogos Digitais enquanto fontes históricas, reconhecendo nestes uma cultura histórica e percebendo-os como produtores de memórias sobre acontecimentos históricos. Atuo como professor na Universidade Paulista (UNIP) e na educação básica na rede particular de ensino na cidade de Campina Grande – PB.
Eu aprendi a gostar de História com os videogames (obrigado, Age of Empires) e tento trazer para a área acadêmica a relevância que os jogos digitais, sobretudo aqueles com temática histórica, exercem no conhecimento sobre o passado.
Sou administrador da página no facebook intitulada historiaemjogo e de um site com o mesmo nome.
Minha contribuição para a Arkade será nos seguintes ramos: (I) Jogos com temática histórica, (II) Produção acadêmica e jogos e (III) Abandonware.
Iniciamos com uma lista pessoal onde eu selecionei 10 jogos indispensáveis para quem ama história, confere aí:
10 – Praetorians (2003)
Lançado originalmente em 2003, trata-se de um jogo de estratégia no qual você pode controlar três tipos de exércitos: romanos, gauleses e egípcios. A característica principal do jogo é a estratégia, ou seja, esqueça aquela fórmula comum em outros jogos “maior número de soldados significa vitória”. Quem nunca imaginou comandar suas tropas para realizarem a “formação tartaruga”? Então, em Praetorians isso é possível.
9 – Battlefield 1942 (2002)
https://www.youtube.com/watch?v=1-5jz3VP25s
8 – Apotheon (2015)
7 – Commandos (série, 1998)
A Segunda Guerra Mundial é um campo fértil para jogos, e isso quer dizer que foram — e ainda serão — produzidos diversos games que retratam esse período. Um clássico é a série Commandos, contrariando a maioria dos jogos da época sobre a 2ª guerra, que exploram a ação do FPS, o foco aqui é a estratégia, com o controle de um grupo de especialistas, cada um com uma finalidade definida, para missões de espionagem e sabotagem do III Reich.
6 – Knights of Honor (2004)
Knights of Honor é uma pérola, um jogo que aborda diversos aspectos do período medieval, cruzadas, casamentos entre nobres, individualidades culturais, domínio religioso, ascensão e queda de impérios, são só alguns aspectos que podemos citar. O aspecto religioso é ressaltado no jogo, dando a possibilidade de controlar reinos católicos, ortodoxos, islâmicos ou pagãos.
5 – Empire Earth (2001)
https://www.youtube.com/watch?v=aP7UEZ4k-m0
Seguindo o modelo adotado por Age of Empires, Empire Earth nos dá a possibilidade do jogador controlar determinadas civilizações e fazerem com que avancem ao longo do tempo. Inicia-se com um grupo de caçadores e coletores que deixam de ser nômades e tornam-se sedentários. A partir daí, eles adquirem novas técnicas e habilidades para dominar o território e outras civilizações. Sem falar que a série serviu de modelo para outros jogos como Rise of Nations (2003)
4 – Valiant Hearts (2014)
3 – Total War (série, 2000)
A série Total War é extremamente rica em títulos, passeando pelo período romano, a idade média, o Japão feudal, as guerras napoleônicas, enfim… Em cada jogo é abordado um período histórico específico. É um jogo de estratégia mas que não se resume ao controle de tropas no campo de batalha. Diversos aspectos da administração são colocadas em questão, como pagamento das tropas, impostos, possibilidades de revoltas, dentre outros.
2 – Age of Empires (série, 1997)
https://www.youtube.com/watch?v=JyPlECHiXcM
A segunda versão do jogo foca no período medieval, com francos, bretões, celtas, teutônicos, bizantinos, turcos, entre outros. Também teve uma expansão que contou com civilizações da mesoamerica. Seu último lançamento aborda a expansão ultramarina europeia, dando ao jogador a possibilidade de controlar as potências europeias, conquistando e colonizando outros povos ou, em um choque de civilizações, resistir e comercializar com os invasores estrangeiros.
1 – Civilization (série, 1991)
Civilization já está no seu 6º título, lançado em 2016. E a cada lançamento são acrescentados novos povos, líderes, descobertas, técnicas, monumentos, enfim… É “O jogo” que qualquer pessoa que gosta de História deve conhecer.