Tribuna Arkade: Governo da Bélgica investigará criminalmente a EA Games pelo uso de Lootboxes
Desde que começaram a surgir em peso, em praticamente todo e qualquer game com recursos online, as Loot Boxes tem sido alvo de inúmeras controvérsias. O problema ao redor dessa prática atualmente muito comum entre as grandes produtoras escalou para algo ainda maior na Europa, com países como a Bélgica e a Holanda se posicionando totalmente contra essas práticas.
Para os governos de ambos os países, Loot Boxes passaram a ser classificadas como Jogos de Azar, por se tratarem de conteúdos pagos que não dão nenhuma garantia do que o comprador receberá em troca. Por conta disso, games como Overwatch, Counter-Strike: Global Offensive e FIFA acabariam caindo na classificação de jogos de azar, que são proibidos em ambos os países, dessa forma, sendo proibidos de serem comercializados.
A Blizzard e a Valve reagiram a essa decisão de ambos os governos e desativaram todas as formas de Loot Boxes em seus games dentro desses dois países (Para nós aqui no Brasil e para o resto do mundo nada mudou nesses games). Mas a EA Games não seguiu o exemplo, recusando-se a desativar as Loot Boxes de FIFA 18 e FIFA 19, o que gerou uma perigosa reação do governo belga.
Em resposta a negação da EA, o governo da Bélgica declarou que irá abrir uma investigação criminal contra a EA Games, por “continuar a oferecer loot boxes em video games como FIFA 18 e 19”. A punição por não cumprir essas exigências é altíssima, incluindo uma alta multa, que pode chegar até a 10% do lucro anual bruto total da empresa, além inclusive de prisão de membros da companhia!
A recusa da EA em remover as loot boxes de seus games aparentemente vem do próprio CEO da empresa, Andrew Wilson, que em resposta a decisão dos governos da Bélgica e Hilanda comentou que na visão da companhia, loot boxes não são consideradas jogo de azar, pois são parte do game design e pelos jogadores saberem exatamente o quanto de loot eles receberão, comparando as loot boxes com pacotes de figurinhas de álbuns de livros ilustrados.
A questão agora vai continuar nos tribunais da Bélgica, lembrando que o governo da Bélgica está impassível em relação as regras de loot boxes. Agora resta saber como a EA reagirá a isso, aparentemente, a empresa manterá sua decisão e terá que comparecer perante a justiça belga se quiser defender sua postura.
Qual é a sua opinião sobre essa história? Loot Boxes são uma prática que tem desagradado cada vez mais muitos jogadores (lembre-se por exemplo da treta de Star Wars Battlefront II, também da EA). O que acha das posturas tanto do governo da Bélgica quanto o da EA Games? Deixe aí seu comentário!
(Via: Game Informer, DSOG)