Tribuna Arkade: Warner Bros. admite ter pagado youtubers para falarem bem de Shadow of Mordor
A Comissão Federal do Comércio revelou que em 2014 a Warner Bros. contratou youtubers, incluindo PewDiePie, para falarem bem de Middle-Earth: Shadow of Mordor sem a devida divulgação promocional que um vídeo desta categoria exige.
Youtubers e vídeos promocionais se tornaram algo recorrente na internet, servindo como uma segunda opção para o produtor de conteúdo adquirir renda além das propagandas que aparecem no início de cada vídeo no YouTube. E assim como em qualquer vídeo promocional, é necessário explicar que o produtor fale para sua audiência que está sendo patrocinado pela empresa em questão para que não os engane em divulgar uma opinião que claramente foi influenciada por uma publisher.
Eis que entra a Comissão Federal do Comércio (o FTC), uma comissão feita para proteger os direitos do consumidor nos EUA, trabalhando para regular as empresas e as diferentes maneiras de promover seus produtos. E após meses de investigação, o FTC revelou que a Warner Bros. pagou milhares de dólares para youtubers falarem bem de Shadow of Mordor. Durante a campanha, os vídeos patrocinados foram visualizados mais de 5,5 milhões de vezes, com 3,7 milhões vindo somente de PewDiePie, famoso youtuber que atualmente possui mais de 45 milhões de inscritos.
O esquema da Warner Bros. envolvia o pagamento em dinheiro, a entrega de uma versão de pré-lançamento de Shadow of Mordor e instruções de como promover o jogo nos vídeos, falando positivamente e não podendo mostrar quaisquer bugs ou glitches que fossem encontrados.
Para piorar a situação, Warner Bros. falhou em explicar para os youtubers divulgarem o vídeo como promocional, falando somente para colocar a informação na caixa de descrição abaixo do vídeo, onde só dava para ver a mensagem quando a pessoa clicava em “Mostrar Mais”. E isto era somente no YouTube, sendo que não existia informação alguma quando os vídeos eram promovidos no Facebook e Twitter, onde estes mesmo influenciadores possuem milhares de fãs e seguidores.
Após todas essas informações, Warner Bros. e o FTC entraram em um acordo, evitando a possível multa e proibindo a Warner Bros. de repetir o ato, exigindo mais claridade da empresa na hora de divulgar qualquer material envolvendo influenciadores com a intenção de promover seus produtos.
O FTC também explica os “mínimos passos que a Warner Bros., ou qualquer entidade que contrata um influenciador para uma campanha, precisa seguir em futuras campanhas para obedecer os termos da ordem.” Os passos incluem educar influenciadores sobre a divulgação de patrocínio, monitorar seus vídeos e, dentro de circunstâncias especiais, terminar ou reter o pagamento dos influenciadores e de agências pelo não cumprimento dos termos. Caso a Warner Bros. quebrar tais regras, ela enfrentará penalidades legais.
(Via: Destructoid, FTC)