Uma Universidade na Califórnia irá lançar um programa de Bolsa de Estudos de League of Legends
Um grande novo passo foi dado para League of Legends e E-Sports em geral, com uma universidade americana abrindo um programa de bolsa de estudos de LoL!
League of Legends é sem dúvida o game mais popular atualmente no mundo, com milhões de jogadores, times profissionais e torneios que envolvem enormes quantias de dinheiro em produção e premiação. E agora se prepara para mais um enorme passo! A University of California, Irvine será a primeira universidade pública dos Estados Unidos e do mundo a oferecer um programa de bolsa de estudos de E-Sports de League of Legends.
Você certamente já viu isso pelo menos uma vez em algum filme na TV ou cinema. Já viu como esportes são muito importantes para as universidades americanas? É exatamente o mesmo princípio neste caso. Programas de bolsas de estudo nos EUA existem há muito tempo, e são um grande incentivo tanto para a educação, quanto para o esporte. Jovens que se destacam em esportes físicos como Basquete e Futebol Americano acabam concorrendo a bolsas de estudo em grandes universidades, o que acaba se tornando uma grande oportunidade para esses jovens. A UCI pretende estender essa mesma política para os E-Sports, seguindo uma tendencia que já vem crescendo e muito por lá.
Nos Estados Unidos, só no começo desse ano, seis diferentes escolas particulares passaram a oferecer bolsas de E-Sports, assim como organizar clubes para os diversos fãs da modalidade (Estilo aqueles clubes de xadrez, clube de matemática e etc que vemos nos filmes e desenhos animados). A UCI e a Riot Games esperam que com esse novo passo, mais e mais escolas e universidades abracem a ideia.
A parceria entre a Riot Games e a universidade funcionará da seguinte maneira: A produtora irá financiar a construção de um PC cafe no campus da universidade, que será aberto a todos os seus estudantes. Esse cafe será construído no mesmo estilo dos Cybercafes Coreanos. A ideia é oferecer um lugar de primeira categoria para atrair as pessoas a jogarem nele com todo o conforto, ao mesmo tempo que ajudam a própria universidade e sua equipe com isso.
Se essa nova ideia funcionar da forma esperada, a Riot Games irá oferecer o programa para outras instituições que se mostrarem interessadas, fazendo a University of California, Irvine um modelo para todos. Aqueles que aderirem ao projeto poderão iniciar novos programas de bolsas, enquanto a Riot ajudará na construção dos PC cafes em suas propriedades. E segundo Mark Deppe, recém-anunciado Diretor de E-Sports da UCI, essa é uma ideia que logo irá se espalhar para outros colégios.
“Nós acreditamos que os e-sports estão crescendo bem rápido. Nós esperamos que outras escolas sigam nosso caminho. A UCI está empolgada em ser a líder. Nós não achamos que seremos a última escola a fazer isso. Nós acreditamos que nós seremos uma das escolas que realmente encorajam particularmente as escolas públicas e que mostra a elas que isso é algo que é realmente viável. Há muito interesse nisso, e isso pode melhorar sua escola e melhorar o interesse em sua escola.
Segundo Deppe, o objetivo da parceria não é somente dar apoio a League of Legends como E-Sport, mas também construir para a UCI o título de maior escola “gamer-friendly” dos Estados Unidos. “Nós fizemos uma pesquisa no campus com cerca de 1200 participantes. Setenta e dois porcento (72%) disse se identificar como gamer. Se nós somos a escola número um para gamers, nós iremos atrair muitas pessoas. Queremos ser uma escola de primeira escolha, e eu acredito que se nós somos a melhor escola de games e-sports por aí, então nós podemos atrair muitos estudantes fantásticos.”
Estudantes da University of California, Irvine jogando League of Legends
O programa de bolsas começará sendo oferecido para 10 estudantes por até quatro anos na UCI. Conforme os estudantes se formem e deixem a universidade, novos estudantes receberão as bolsas em seus lugares. E além disso, a UCI irá participar de torneios oficiais de League of Legends na América.
Em 2014 a Riot lançou o North America Collegiate Championship, um torneio entre escolas de todo o país. O torneio agora evoluiu para University League of Legends Campus Series. Um torneio para 32 times que ainda está sendo regularizado para crescer ainda mais. O torneio está divido em quatro regiões: Norte, Sul, Leste e Oeste, com oito times cada. A UCI tentará participar do torneio no ano que vem, e usará isso como uma experiência para melhorar o programa e fazer com que ele se espalhe para outras universidades.
E a UCI não quer parar por aí, a universidade tem planos para aumentar ainda mais o seu programa de bolsas de E-Sports, com Super Smash Bros já na mira, já que, segundo Deppe, muitos alunos da universidade são ótimos jogadores de Super Smash Bros, o que se torna um grande incentivo.
O que você acha dessa nova empreitada de League of Legends? Certamente, se tudo correr bem, será um grande incentivo tanto para o game, como para o cenário de E-Sports se desenvolver ainda mais num futuro próximo. E pelas esperanças de sucesso do programa tanto da UCI quanto da Riot Games, quem sabe se isso não se espalha por todo o mundo, chegando inclusive até nós aqui no Brasil hein?
(Via Polygon)