Untitled Horror Movie: conheça o filme que foi produzido de forma remota, durante a quarentena
A arte, com o passar das épocas, sempre se adaptou ao seu tempo, buscando maneiras novas e diferentes para contar suas histórias. Das máscaras dos teatros, passando pelas óperas, e chegando até os nossos dias, com cinema, livros e videogames. E, com a pandemia, e a necessidade de distanciamento social, uma nova maneira de fazer cinema foi criada.
Logo após o início da pandemia, naqueles dias os quais produções de cinema e TV por todo o mundo interrompiam suas gravações, um grupo de jovens atores, já na quarentena de Los Angeles, resolveram se juntar e gravar um novo projeto.
Totalmente diferente do que estamos acostumados, o projeto foi dirigido por Nick Simon (The Girl in the Photographs), e tem no elenco: Luke Baines que escreveu o roteiro junto com Simon (Shadowhunters), Darren Barnet (Never Have I Ever), Tim Granaderos (13 Reasons Why), Claire Holt (The Vampire Diaries), Katherine McNamara (Shadowhunters) e Emmy Raver-Lapman (The Umbrella Academy).
O filme, chamado de Untitled Horror Movie, foi totalmente gravado por computador, e suas filmagens foram realizadas pelos próprios envolvidos. No longa, seis atores de Hollywood descobrem que seu programa de TV está quase a ponto de ser cancelado. Para salvar suas carreiras, eles decidem, juntos, gravar um filme de terror, mas acabam invocando sem querer um demônio, que começa a matar um por um dos personagens.
Mas o filme não é de terror. E sim uma comédia, pois Untitled Horror Movie quer fazer uma sátira ao showbiz e celebridades. Fazem parte do elenco outros nomes, como Kal Penn (Harold and Kumar Go to White Castle) e Aisha Tyler (Friends), além de Kevin Daniels (Council of Dads), Lesly Kahn (Quantum Leap) e Sohm Kapila (Jane the Virgin).
Para entender mais sobre como é a produção de um filme em meio a uma quarentena, usando o Zoom, conversei com o diretor Nick Simon. Ele nos cedeu esta entrevista abaixo, explicando melhor sobre a produção do filme, e sobre como enxerga um possível novo segmento que pode nascer em meio a um momento único da história:
Arkade: Começando, como surgiu a ideia de se fazer um filme no lockdown?
Nick Simon: Eu tinha acabado de entregar um rascunho de um projeto, muito interessante, no qual estou trabalhando com Alexandre Aja para Amblin (uma produtora de cinema fundada por Spielberg), e Luke Baines me ligou para perguntar se eu gostaria de escrever um roteiro de terror com ele.
Respondi que sim, mas apenas se conseguíssemos descobrir uma maneira de fazer isso durante o lockdown. É claro que eu realmente não pensei que acharíamos uma maneira de se fazer isso durante o lockdown, mas de uma forma ou de outra, nós o fizemos! E eu não poderia estar mais feliz com a forma a qual o filme foi realizado.
Arkade: Nós sabemos que no mundo cinematográfico, cada um tem sua especialidade. Mas, para fazer um projeto como este, cada participante precisaria dominar de tudo um pouco. Atores precisavam entender de iluminação, por exemplo. Como conseguir fazer com que todos aprendessem de tudo para este filme?
Simon: Kevin Duggin é um diretor de fotografia com quem trabalho há 15 anos. Juntos, temos conhecimento de sets de filmagem, e confio nele totalmente. Quando contei a ele sobre este projeto maluco que Luke e eu criamos, ele imediatamente começou a participar do projeto.
Fizemos mais testes de câmera e luz neste filme, do que em qualquer outro filme dentre todos os quais já trabalhamos. Kevin e Luke passaram muito tempo com o equipamento. E a melhor coisa sobre ter Luke como escritor, produtor e ator neste filme, é que ele foi capaz de avaliar o quão difícil seria esta montagem, além de apoiar os atores e observar se o elenco conseguiria realizar o que fosse proposto.
Dito isto, posso afirmar que os atores realmente fizeram um trabalho incrível, e estavam totalmente comprometidos com os aspectos técnicos Eles fizeram tudo sozinhos: se filmaram, fizeram a própria iluminação, fizeram o upload e a transferência de seus próprios vídeos. E também interpretaram seus personagens perfeitamente, tudo ao mesmo tempo.
Arkade: Erros de gravação são comuns no cinema. Mas, em um filme feito em lockdown, como seriam tais erros?
Simon: Incrivelmente, não cometemos muitos erros no filme. Acho que houve apenas um caso em que um dos atores pensou que estava gravando, mas na realidade não estava. O que tivemos foram situações como cachorro latindo ou campainha de alguém entregando alguma encomenda. Mas, com toda a franqueza, pensei que nós teríamos mais erros.
Nós observamos muito sobre várias coisas que poderiam atrapalhar as gravações, entre todos os envolvidos, como quedas de internet ou equipamentos com mau funcionamento, já que não haveria pessoas disponíveis para ajudar em caso de necessidade. Mas, felizmente, nada ruim aconteceu. Tudo funcionou como um relógio. E eu não sei como. Os planetas estavam alinhados!
Arkade: Este projeto não deixa de ser uma experiência. Mas, em meio ao “novo mundo” que adentramos, existe a possibilidade de se transformar em um novo setor da indústria?
Simon: Essa é uma ótima pergunta…
Acho que o que o filme demonstra é que temos a capacidade de criar em nosso próprio espaço com a tecnologia que temos em nossos bolsos. Agora eu me pergunto: Acho que há espaço para mais filmes neste formato?
Minha resposta seria “depende”. Depende de quais maneiras novas e diferentes as pessoas podem interpretar algo assim e usar como uma ferramenta. É fácil descartar novos usos de filmagens encontradas ou termos várias imitações desta ideia, mas o objetivo é experimentar as restrições e aproveitar a tecnologia para fazer suas próprias versões.
Sempre haverá algo envolvendo algum projeto experimental, ou feito na base do “faça você mesmo”, pelo simples fato da natureza de como as ferramentas estão disponíveis para todos nós, como sociedade. Se os críticos ou o público vão aceitar tudo isso, é outra coisa. Mas nunca tento adivinhar como isso será.
Arkade: E para finalizar, o que os envolvidos com o projeto puderam aprender com este projeto? Qual o legado que pensam em transmitir com este filme?
Simon: O único legado que realmente me importa é que o elenco e a equipe, que trabalharam duro neste projeto, estão orgulhosos por tudo. Nunca pretendemos fazer nada além do que o projeto realmente é: um filme divertido. Todos nós aprendemos a nos abrir para este desafio, mas não sentimos nenhuma pressão, ou nos sentimos esgotados.
Este não era um filme de estúdio, nem um filme para render muito dinheiro, nem para chamar a atenção! Mas o resultado final mostra a verdadeira química entre elenco e equipe técnica que resultou em uma jornada divertida para todos, e resultou em um filme no qual me sinto muito orgulhoso.
Se este pequeno filme peculiar trouxer alegria para qualquer um, nós alcançaremos algo muito maior do que poderíamos ter planejado.
Como assistir Untitled Horror Movie
O filme teve estreia com a presença do elenco, feita de forma online e remota, no último dia 12 de junho. Mas, neste momento, está disponível na Apple TV, para compra ou aluguel.
Untitled Horror Movie – Ficha Técnica
Estrelando
- Luke Baines (Shadowhunters) – @lukebaines
- Darren Barnet (Never Have I Ever) – @darrenbarnet
- Tim Granaderos (13 Reasons Why) – @timothygranaderos
- Claire Holt (Vampire Diaries) – @claireholt
- Katherine McNamara (Shadowhunters) – @kat.mcnamara
- Emmy Raver-Lampman (The Umbrella Academy) – @emmyraver
- Kal Penn (Harold and Kumar go to White Castle) – @kalpenn
- Aisha Tyler (Friends) – @aishatyler
- Kevin Daniels (Council of Dads) – @kevindaniels27
- Lesly Kahn (Quantum Leap) – @leslykahn
- Sohm Kapila (Jane The Virgin) – @sohmkapila
Diretor: Nick Simon
Escrito por: Luke Baines & Nick Simon
Produzido por: Bronwyn Cornelius, p.g.a., Marina Stabile, p.g.a.
Produção: Luke Baines, p.g.a., Nick Simon, p.g.a.
Produção Executiva: Randy Sinquefield, Darren Barnet, Timothy Granaderos, Claire Holt, Katherine McNamara, Emmy Raver-Lampman, Phil Hunt, Lucy Fenton
Director de Fotografia: Kevin Duggin
Editor: Don Money
Compositor musical: Nima Fakhrara
Supervisor Musical: Lindsay Wolfington