VALORANT Champions Tour 2021 – Conheça o novo circuito competitivo do game!
É inegável que 2020 foi um ano maravilhoso para o VALORANT, apesar de todos os contratempos que ocorreram mundo afora. O FPS da Riot Games começou a dar seus primeiros passos no cenário competitivo de esports e simplesmente decolou! — O First Strike foi o primeiro campeonato oficial do game e superou as expectativas.
Além de todos os seus valores numéricos conquistados, o game foi um dos mais recentes a demonstrar grande apoio a diversidade. As organizações começaram a direcionar seus recursos ao cenário competitivo feminino de FPS e campeonatos já foram anunciados para 2021. Anteriormente, comentei sobre a primeira lineup feminina da Cloud9.
O Champions Tour 2021 chega para iniciar o ano com um novo circuito competitivo ao jogo. Nele, haverá competições regionais e internacionais que resultarão em um único campeonato global com as melhores equipes do mundo.
Estrutura
De olho no feedback da comunidade, a equipe responsável pelos esports de VALORANT decidiu por tornar o calendário competitivo fácil de acompanhar. Com isso em mente, elaboraram Classificatórias Abertas baseadas em mérito e intervalos entre as fases para que os profissionais possam descansar entre uma competição e outra — é fácil de entender acompanhando abaixo.
O VALORANT Champions Tour 2021 é composto por três níveis competitivos: Challengers, Masters e Champions.
VALORANT Challengers
O Challengers será focado nas competições regionais. Após as Classificatórias Abertas, as melhores equipes disputarão três torneios (cada torneio contará com oito equipes), e somente dois destes irão garantir a vaga no torneio final do Challengers. As melhores equipes se classificam para o VALORANT Masters, conforme o total de vagas de cada região (confira a imagem acima).
VALORANT Masters
Os eventos de nível Masters serão maiores, acontecerão apenas três vezes por ano e contarão com equipes que representam os melhores talentos de suas respectivas regiões.
VALORANT Champions
O nível Champions será o ápice da temporada — um torneio de duas semanas que terá a presença das 16 melhores equipes do mundo. Apenas uma delas será coroada como a primeira Campeã mundial de VALORANT.
As melhores equipes de cada VALORANT Masters irão se classificar para o VALORANT Champions. Além disso, uma segunda chance é dada a quatro equipes que estiverem dispostas a dar o seu máximo desempenho na Classificatória Final, a qual ocorre após o terceiro VALORANT Masters do ano.
É importante também informar que a equipe que ganhar o último evento do nível Masters do ano será automaticamente classificada para o nível Champions e ganhará uma vaga adicional no evento para sua própria região, por isso alguns totais de vagas estão com um “+” ao lado do número na imagem acima.
Calendário
A temporada começará no final de janeiro com eventos regionais do Challengers. Ao final de cada VALORANT Challengers, ocorrerá o VALORANT Masters. Esse ciclo ocorrerá três vezes quando, em outubro, terá a “repescagem” e as últimas quatro equipes ingressarão no VALORANT Champions, o qual ocorre em dezembro.