Valve mostra mouse mirabolante controlado com a língua
Se você achou o Steam Controller estranho, saiba que a Valve andou testando coisas bem mais doidas: um engenheiro da empresa divulgou um vídeo mostrando um protótipo de “mouse” controlado pela língua. Já pensou em jogar um game com isso?
Desenvolvido pelo engenheiro elétrico/mecânico da Valve, Ben Krasnow, o “Tongue Mouse” é um projeto experimental que visa oferecer o mesmo controle de um mouse, porém através dos movimentos da língua.
No vídeo abaixo, em inglês, Krasnow explica a parte teórica da coisa e faz uma demonstração do dispositivo, que parece um aparelho ortodôntico cyberpunk, na marca dos 3:20.
A princípio, a ideia parece meio sem sentido, certo? Bem, não se pensarmos no pessoal que tem os movimentos dos braços e mãos limitados total ou parcialmente por problemas de saúde, sequelas causadas por acidentes, etc. Novas formas de input ajudam e muito nestes casos.
Já existem, é claro, vários métodos para pessoas com estas dificuldades interagirem com computadores, mas pesquisas que trazem avanços neste campo nunca são demais – mesmo não sendo o intuito primário deste protótipo, é algo que serve para somar a projetos futuros.
Krasnow acredita que este tipo de tecnologia é útil em casos extremos nos quais não se pode usar as mãos, ou ainda usada junto a dispositivos de realidade aumentada:
“Uma razão pela qual você pode querer chegar ao extremo de usar um controle de língua é quando está em ambientes onde não há teclado e mouse ou não se pode usá-los. Pode-se pensar também em aplicações como realidade aumentada ou coisas do tipo do Google Glass”
Bem antes de anunciar a iniciativa das Steam Machines, a Valve já dava pistas de que andava pesquisando novas maneiras de se interagir com interfaces digitais – de simples editores de texto até os games mais complexos. A possibilidade de se usar a língua havia sido mencionada, junto com a ideia de computadores feitos para se “vestir” e outras tecnologias nada convencionais. A empresa chegou ao Steam Controller, anunciado recentemente.
A ser produzido exclusivamente pela Valve, o Steam Controller final deve ser lançado no ano que vem, junto com o SteamOS e os “computadores de sala” que a empresa está desenvolvendo e fomentando.
(Via: Polygon)