Verstappen vence de ponta a ponta um tranquilo GP de Mônaco, mas que teve um “pequeno caos” com a chuva
Mais um Grande Prêmio, mais uma vitória de Max Verstappen. O piloto holandês, que uniu sua capacidade a um excelente carro trazido para a Red Bull em 2023, literalmente “desapareceu” para seus rivais nas ruas de Mônaco, vencendo tranquilamente a corrida de 78 voltas.
Nem a chuva, que chegou na segunda metade da prova, ofereceu riscos ao piloto, já que, apesar de algumas pequenas batidas, não trouxe nenhum Safety-Car e nenhuma bandeira vermelha. Além disso, a Red Bull também se mostrou competente enquanto carro no circuito, fazendo com que Max tivesse um desempenho acima da média, de novo.
Junto com Max, tivemos Alonso, que segue fazendo uma boa temporada e desta vez chegou em segundo. O espanhol segue firme em 2023, levando a Aston Martin a uma nova era na qual está sempre na primeira parte da classificação. Ocon fechou o pódio, levando a Alpine para importantes pontos conquistados na rua do principado.
ESTEBAN: "Estie Bestie’s on the podium, baby!"#MonacoGP #F1 pic.twitter.com/oZv1KkC4vA
— Formula 1 (@F1) May 28, 2023
De certa forma, a prova foi tranquila, porém teve dois momentos interessantes. A largada, que contou com uma certa movimentação, e a chuva, que a princípio rendeu algumas batidas e acidentes leves, porém sem nenhum deles acionar medidas mais restritivas, como um Safety-Car.
Esta foi a segunda vitória de Verstappen em Mônaco, que havia debutado no circuito em 2021. Alonso apenas “tentou” agredir na largada, não podendo fazer muita coisa a seguir. Max não é um dos pilotos mais lembrados quando o assunto é circuito de rua, tanto é que mesmo multicampeão, ele não tem muita história no principado, ainda. Mas desta vez, ele foi absoluto e não deu nenhuma margem para perder a prova.
Mas nem por isso a liderança de Max foi um “passeio no parque”. Escolhendo os pneus médios para a largada, o piloto holandês teve de se esforçar mais do que o devido para segurar o carro na pista, contra um Alonso de pneus médios. Com a chuva, Max colocou seus intermediários, e ainda contou com a atrapalhada Aston Martin, que havia trocado os pneus de Alonso por um jogo de slicks e precisou chamá-lo de novo, desta vez para os intermediários.
Alonso disse, no final da prova: “Foi difícil, optamos por começar nos pneus duros então desistimos da possibilidade (de ultrapassagem) na curva 1. Mas Max dirigiu super bem de médios, não tivemos chance. Então a chuva dificultou um pouco as coisas. A frenagem estava extremamente frágil, acho que todos fizeram um trabalho incrível para manter os carros na pista”.
LAP 56/78
— Formula 1 (@F1) May 28, 2023
Alonso is back in the pits! The track is too wet!
It's Inters for the Spaniard and for all the grid bar Magnussen who's still on slicks#MonacoGP #F1 pic.twitter.com/w71n2OrDW4
Ocon se manteve seguro em terceiro lugar, segurando as investidas de Carlos Sainz em parte da prova. Atrás do francês tivemos a dupla da Mercedes, com Hamilton e Russell dando esperanças de um futuro um pouco melhor para o time, com o heptacampeão garantindo a volta mais rápida. Leclerc, que nunca tem sorte em Mônaco, havia sido punido já na classificação e terminou em sexto, com Gasly em sétimo. Sainz, Norris e Piastri fecharam o top 10 e a zona de pontuação.
LAP 60/78
— Formula 1 (@F1) May 28, 2023
Imagine trying to drive Monaco in the rain! ??#MonacoGP #F1 pic.twitter.com/JIouwGnjE9
A chuva trouxe um tom levemente dramático à prova. Lance Stroll bateu mais de uma vez, sendo o único a abandonar a prova. Pérez também bateu, uma das vezes em Russell. Magnussen e Sargeant deram a sua “contribuição” e até Verstappen, que sofreu no início da chuva, teve dificuldade na volta da troca de pneus, chegando a encostar no muro.
A vitória manteve Verstappen como líder absoluto, com 144 pontos, enquanto seu companheiro Sergio Pérez está em segundo, com 105, embora não tenha pontuado hoje. Alonso, por sua vez, somou pontos e já está perto do piloto mexicano, com 98 pontos. Hamilton fez o ponto da volta mais rápida e está em quarto lugar, com 69 pontos.
A Fórmula 1 já volta na semana que vem, com o Grande Prêmio da Espanha.