A vida e o universo do escritor Philip K. Dick inspirada em Californium
O enigmático escritor por trás de obras que inspiraram filmes como Blade Runner, Minority Report e Total Recall se torna o tema central de Californium, protagonizando um escritor e o mistério em torno de universos alternativos.
Muito se deve a Philip K. Dick, escritor responsável por obras de ficção científica que moldaram o que compreendemos do gênero como um todo, abrangendo livros, filmes, séries e claro, videogames. “Andróides Sonham com Ovelhas Elétricas?”, “VALIS” e “O Homem do Castelo Alto” são algumas das inúmeras histórias que trouxeram um impacto real em nossas vidas abordando temas complexos em sua filosofia sobre realidade, tecnologia, desumanização da humanidade e universos distópicos adentrando em torno de si mesmos.
Eis que temos Californium, jogo desenvolvido pelos estúdios Darjeeling e Nova Productions, que pretende não só se aprofundar nos universos de Philip K.Dick, mas de sua vida como escritor. Californium te coloca no controle de Elvin Green que, assim como Dick no inicio de sua carreira, é um escritor que passa pelas dificuldades de um casamento terminado, de um editor que o desconsidera, e do abuso de drogas e químicos recreacionais.
Californium traz uma dissonância aos lúgubres, sombrios e chuvosos universos criados por Dick, criando um cenário vívido e brilhante, com cores marcantes e imagens psicodélicas que parecem sair de uma leve viagem de ácido. De acordo ao produtor da Darjeeling, Noam Roubah, a distopia de Dick não é encontrada em sua estética, mas sim pelos seres humanos que habitam sua história. E para isso, o ilustrador francês Oliver Bonhomme foi procurado pelos desenvolvedores, ajudando a tirar este expressivo e radiante mundo de Californium do papel.
Mas Californium não acaba em um jogo bonito baseado na vida de Dick, complementando o tema de realidade alternativa em sua jogabilidade, conceito aprofundado em seu trabalho literário “If You Find This World Bad, You Should See Some of the Others”. No jogo, você anda, conversa com pessoas e procura por coisas que não aparentam pertencer ao mundo que você vive. Em um dado momento você percebe que um livro se torna um copo, um objeto alterna entre uma caixa de som e um vaso, e que ao mover a sua atenção para lá, você entra em contato com outra realidade baseada em um misterioso universo.
No momento Californium se mantém em fase de prototipação, com os produtores procurando uma visão mais concisa para o jogo. A rede francesa Arte está financiando o custo de desenvolvimento dos estúdios responsáveis e por isso eles pretendem trabalhar da forma que bem entenderem, podendo evidenciar toda a inspiração de Philip K. Dick à tona neste projeto.
Californium está programado para sair no inicio de 2016 para o Steam.
(Via: Ars Technica, Kotaku)