Vigilante 8 (PS One): o clássico da destruição sobre quatro rodas
As recentes notícias sobre o novo Twisted Metal para Playstation 3 nos deixaram com saudade de um outro game, que fez a alegria de muita gente na época do Playstation 1: Vigilante 8. Que tal relembrar um pouco deste excelente game de combate veicular com a gente?
Lançado em 1998, o jogo tinha como pano de fundo uma história interessante, sobre a escassez mundial de petróleo em plena década de 70, e uma mega corporação que planeja monopolizar a distribuição do produto para o mundo todo.
Apesar da premissa bacana, a história nada mais era do que um motivo para colocar Vigilantes (os mocinhos) e Coyotes (os bandidos) em um combate veicular repleto de carros armados com metralhadoras, mísseis e diversos outros tipos de armas.
Embora a ideia seja bem semelhante à de Twisted Metal, Vigilante 8 apresentava uma mecânica de jogo diferenciada: no modo quest, o jogador escolhia se queria jogar como Coyote ou como Vigilante, e deveria então cumprir missões de acordo com o time: Coyotes geralmente tinham que destruir coisas que os Vigilantes deveriam proteger.
Além disso, Vigilante 8 se destacava também por ter uma física mais realista, gráficos muito bons para a época e um framerate suave e constante, que não deixava a desejar nem mesmo quando havia muita coisa explodindo na tela, o que diga-se de passagem era bem comum, dado o alto índice destrutivo das batalhas.
O game foi muito bem recebido pelo público e crítica, teve bons reviews na época de seu lançamento e ganhou uma continuação, Vigilante 8: Second Offense, lançado em 1999 também para Playstation 1.
Um fato curioso é que o game todo foi produzido por uma equipe de apenas cinco pessoas: Peter Morawiec, Adrian Stephens, David Goodrich, Jeremy Engleman, e Edward Toth. Estes caras compunham a Luxoflux, uma produtora modesta que conseguiu se destacar já de início, pois seu primeiro game foi justamente Vigilante 8.
Posteriormente a Luxonflux foi comprada pela Activision e fechou suas portas no ano passado. O máximo que houve de novidade sobre a série nos últimos anos foi Vigilante 8: Arcade, um remake em alta definição lançado em 2008 para a Xbox Live, que aproveitava elementos dos dois games da série para criar um jogo único.
Vigilante 8: Arcade ainda pode ser encontrado na Live por 800 MS Points, bem barato, se considerarmos o “fator nostalgia” agregado.
Vamos torcer para que o reboot de Twisted Metal anime as produtoras a investirem em um novo Vigilante 8. Um clássico como este não merece ficar engavetado por muito tempo.
Este artigo foi publicado originalmente na edição número 23 da revista Arkade.