Você conhece o carro da Nike exclusivo do Gran Turismo 4?
A Nike nasceu nos anos 60 ainda, mas foi se tornar uma gigante do esporte nos anos 80, muito devido à parceria com alguém que iria imortalizar nos pés a “marca da vitória”: Michael Jordan, que foi muito mais do que um garoto propaganda, lançando as desejadas, até hoje, seus Air Jordan. Criou-se, com isso, toda uma aura de estilo, moda e design, que foram reproduzidas das mais variadas formas.
Entre elas, os automóveis. Ao menos os carros conceitos, como o Nike One 2022, um dos primeiros carros conceitos apresentados em Gran Turismo, e que é considerado uma espécie de pioneiro dentro do conceito Gran Turismo Vision, que faria com que muitos carros conceituais fossem apresentados em jogos posteriores da série.
Disponível no Gran Turismo 4, lançado em 2004, o carro pode ser visto na concessionária da Nike, mas não pode ser comprado. Ele só é entregue para quem conseguir ganhar a Licença Internacional B ou a Saleen S7 Club. E mesmo com ele na garagem, também não é possível usá-lo no modo Gran Turismo, sendo possível acelerar ele apenas no modo Arcade ou Practice.
Ele não tinha valor, ou seja, além de não poder ser comprado, ele também não poderia ser vendido, tendo apenas a opção de descartá-lo na garagem, se o jogador preferir. Por ser um conceito, ele conta com um design bem diferentão, sendo uma mistura de carro com moto. O designer talvez pensou em uma ideia de veículos de alto desempenho, mas com um pouquinho de moto aqui, um pouquinho de kart ali, tentando deixar mais minimalista a ideia de carros velozes. Ele também está disponível no museu Gran Turismo na Brand Central no Gran Turismo Sport.
O carro ainda tinha um segredo bem interessante, daqueles que apenas os mais aficcionados, que gostam de descobrir as coisas mais escondidas nos games, puderam conferir. Ele tinha um código morse escondido, cuja mensagem entregava o site de seu criador: o phil-frank.com. No site, tem uma coisa bem interessante, pois como o carro era um conceito do que seria um automóvel em 2022 (e passou bem longe, vamos ser sinceros), no ano passado ele trouxe o carro de volta, com uma “Launch Edition”.
Nela, é possível conhecer um pouco mais sobre a ideia do designer sobre o seu carro conceito, além de ver novas imagens em alta definição de um carro que marcou Gran Turismo, seja pelo seu design bem diferente, como pela iniciativa que rendeu o que conhecemos agora como o Vision, local onde vários outros conceitos foram apresentados com o passar dos anos.