Scorn: vem aí um FPS atmosférico e visceral onde tudo parece estar vivo

1 de julho de 2016

Scorn: vem aí um FPS atmosférico e visceral onde tudo  parece estar vivo

A Ebb Software apresenta Scorn, um jogo que te coloca diretamente em um complexo mundo que parece um organismo vivo feito de carne e osso. Confira o trailer!

Para os desenvolvedores sérvios da Ebb Software, atmosfera é um elemento extremamente importante para implementar nas mecânicas de um jogo. Pelo menos é isso que podemos perceber no trailer de Scorn, um interessante projeto que coloca o jogador em um universo retirado de um pesadelo febril de H.R. Giger.

Mas falar que Scorn é somente isso seria um demérito, outros artistas como o cineasta russo Andrei Tarkovsky e o pintor Zdzisław Beksiński, são algumas das grandes inspirações que deram vida ao jogo. Especialmente Beksiński e suas pinturas góticas de ossos calcificados, morte e decomposição, retratando um dos grande horrores que ele viveu: A Segunda Guerra Mundial e o Holocausto.

Este clima de desconforto e nojo prende sutilmente o espectador, mostrando o bastante para aumentar o interesse daquele universo e a aflição de estar em um lugar que parece tão vivo, mas ao mesmo tempo tão morto. O trailer, inspirado por filmes de Tarkovsky, como Solaris, faz uso de cenas prolongadas que, de acordo ao desenvolvedor Ljubomir Peklar em uma entrevista ao Kill Screen, fazem sentido dentro do jogo, “te puxando lentamente para aquele mundo”.

Adicione os visuais de Giger e Beksiński e temos um jogo de terror que consegue maximizar o tema principal e falar algo sobre as entranhas dos nossos próprios corpos, mostrando imagens como uma criatura feita de carne viva e cartilagem agonizando pelo alívio da morte, que interessantemente não acontece no trailer, deixando uma sensação visceral e de ojeriza sobre o universo de Scorn.

O jogo em si também é bastante interessante, financiado por um investidor privado após ter falhado em uma campanha no Kickstarter em 2014, Scorn pretende ser um FPS mais realista, com movimentos e interações mais humanas, como pegar um objeto com a mão em vez dele flutuar na tela, assim como utilizar mecanismos e instrumentos. Outra característica importante é o racionamento de munição, forçando o jogador a ficar atento, usar a cobertura durante um combate e agir com mais responsabilidade para sobreviver.

Scorn: vem aí um FPS atmosférico e visceral onde tudo  parece estar vivo

Ebb Software quer dividir Scorn em duas partes e mais nada, sem DLCs, expansões ou continuações, com o lançamento da primeira parte previsto para sair em 2017 no PC.

Saiba mais sobre Scorn e vote no Steam Greenlight.

(Via: Kill Screen, Ebb Software)

Henrique Gonçalves

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