Wildman: projeto falha no Kickstarter e futuro da Gas Powered Games é incerto
Semanas atrás mostramos aqui na Arkade o projeto no Kickstarter de um jogo feito pela Gas Powered Games, conhecida pelas franquias Dungeon Siege e Supreme Commander. Por mais que Wildman parecesse um projeto que tinha tudo para dar certo, as coisas não saíram bem como a gente esperava.
A última vez que vimos Wildman, o diretor do game, Chris Taylor, revelou que estava dispensando uma grande parte da equipe para prevenir eventuais problemas e para que todos recebessem seu pagamento final, além de deixar o Kickstarter nas mãos dos fãs, fazendo-os escolherem entre continuar ou desistir completamente da ideia.
Na época o jogo havia arrecadado 280 mil dólares e tinha mais de três semanas para chegar a meta final de 1 milhão e cem mil dólares. Todos estavam otimistas que o projeto desse certo e a Gas Powered Games pudesse voltar com força total.
As três semanas se passaram e o projeto arrecadou um pouco mais de 500 mil dólares, não chegando nem na metade de sua meta. Assim, Chris Taylor decidiu atualizar o projeto, anunciando o cancelamento do Kickstarter e de Wildman como um todo.
Apesar disso, Chris Taylor se mostrou esperançoso em seu anúncio, dizendo que mesmo com o projeto cancelado ainda podem haver outras formas para a Gas Powered Games continuar viva. Ele não especificou qual será o futuro da empresa, mas apontou que as próximas notícias irão aparecer assim que for possível.
O diretor da GPG terminou sua atualização dizendo que está “profundamente agradecido por todos que ajudaram o projeto” e que “a paixão dos fãs e o trabalho duro colocou na posição de escrever este excitante novo capítulo para a GPG“.
É uma pena que Wildman não pareceu atraente aos olhos do público e aos fãs do gênero, mas isso mostra que hoje em dia não existe tanta certeza para o sucesso de um projeto chegar a sua meta via Kickstarter.
Embora a mídia adore anunciar os projetos mais bem-sucedidos, é fato que, para cada Double Fine, Ouya e Game Stick alcançando seu objetivo, sempre existirá uma Gas Powered Games para nos lembrar que nem todos os finais são felizes, e como deve ser difícil para uma empresa apostas todas as suas fichas em um último esforço e não alcançar o resultado esperado.
Vamos ver o que o futuro reserva para a Gas Powered Games, torcendo para que seus profissionais arranjem novos trabalhos e para que 2013 não nos traga novas surpresas desagradáveis como esta, pois 2012 já foi um ano bem ruim para diversas produtoras de games.
(Via: Kicsktarter, Destructoid)