Personagem – A história de Earthworm Jim
O que acontece se uma minhoca ganhar poderes e ficar super-crescida, além de ganhar pernas e braços? Surge Earthworm Jim, um dos personagens mais nonsense já criados para videogames.
Jim era uma pacífica minhoca da região sul dos Estados Unidos quando um “Super-cyber-traje-espacial-ultra-high-tech-indestrutível” criado pelo Professor Monkey-For-A-Head para a Rainha Slug-For-A-Butt é perdido pelo caçador de recompensas Psy-Crow e cai na terra. Jim, fugindo de corvos, se esconde no traje e acaba ficando grande, inteligente (pelo menos para uma minhoca) e desenvolvido. Logo após a transformação, Jim escuta uma conversa entre Psy-Crow e a Rainha Slug-For-A-Butt e fica interessado em conhecer a irmã gêmea da Rainha, a Princesa What’s-Her-Name. Nos jogos, Jim visita vários planetas e enfrenta muitos inimigos, todos interessados em seu traje.
Jim consegue ser um pouco inocente e infantil, às vezes até mesmo conseguindo ser enganados por inimigos (mal) fantasiados. Ele pensa pouco antes de entrar em uma batalha, sempre defendendo seu lema: “Quando tudo mais falhar, comece a atirar!” Jim, fazendo jus às suas raízes, tem um forte sotaque sulista, dizendo frases como “Groovy!” e “Whoa Nelly!“. Seu grito de guerra é “Comam terra, (inimigo em questão)!”, o que ele usualmente segue com uma risada maníaca. Adepto de frases longas e complicadas, Jim comumente fala frases como “Pelo Grande Espírito ‘Minhoco’, que suas poderosas cerdas atinjam como fortes golpes da justiça!” ou então “Comam terra, babacas do mal vestidos de banana!”
Eleito o melhor personagem novo de 1994 pela Eletronic Gaming Monthly, Earthworm Jim possui cinco jogos já lançados. No entanto, há mais de 10 anos que o mundo gamer não vê um novo jogo estrelado pela minhoca super poderosa. O PSP teve uma versão cancelada em 2008 e acredita-se que Earthworm Jim 4 esteja em produção. Resta agora esperar para ver se Jim voltará à ativa ou não.
Esta matéria foi publicada originalmente na edição 16 da Revista Arkade.