Quarentena Arkade: 13 jogos cooperativos para curtir em família
Já passamos da metade de maio, e a quarentena continua, ainda mais severa em algumas regiões do Brasil por conta do lockdown.
Nesta época em que todos estão em casa, sendo “obrigados” a passarem mais tempo juntos, os nervos podem estar um tanto à flor da pele. Nessas horas, melhor deixar a competitividade de lado e partir para um bom jogo cooperativo, que demanda união e trabalho em equipe para superar os desafios!
Já temos aqui no site uma lista com 10 jogos para 2 players que presta homenagem a clássicos do gênero, mas hoje a pegada é outra: queremos apresentar jogos contemporâneos, disponíveis para as principais plataformas atuais, e que (na maioria dos casos) podem ser jogados por até 4 pessoas simultaneamente. Então, confira nossas sugestões abaixo, reúna sua família e divirta-se!
Overcooked (e Overcooked 2)
Aceita até 4 players
Disponíveis para: PC, PS4, XOne e Switch
Há famílias que se reúnem na frente da TV para acompanhar reality shows culinários no estilo Master Chef. Pois que tal, ao invés disso, se todo mundo virasse chef e tivesse que se ajudar para preparar diversos pratos e administrar cozinhas pra lá de caóticas que vão de um restaurante de esquina até uma estação espacial?!
A série Overcooked traz exatamente isso, e é excelente para se jogar de galera, pois ensina de forma lúdica e divertida o valor da cooperação e a importância de delegar funções: se cada um fizer a sua parte, as coisas fluem, mas se todos ficarem correndo para lá e para cá, a chance do rango pegar fogo e o cliente sair insatisfeito é grande!
Confira nossa análise de Overcooked 2 neste link!
Death Squared
Aceita até 4 players
Disponível para: PC, PS4 e XOne
Para quem busca um jogo mais focado em inteligência, Death Squared é uma excelente pedida. Aqui, cada player assume o controle de um cubo-robô de cor diferente, e o objetivo é basicamente posicionar cada cubo na área correspondente do tabuleiro.
Parece fácil, mas conforme o jogo avança, os desafios vão ficando cada vez mais cabeludos e exigindo estratégias mais elaboradas. Dizem por aí que duas cabeças pensam melhor do que uma, então se prepare, pois sua família vai ter que pensar coletivamente para superar os puzzles!
Analisamos Death Squared, clique aqui e confira!
No Heroes Here (ou Mônica e a Guarda dos Coelhos)
Aceita até 4 players
Disponíveis para: PC, PS4, XOne e Switch
Mais um jogo que recompensa os jogadores que realmente trabalham como um time organizado: o objetivo dos jogadores é impedir que o castelo seja invadido por monstros e inimigos. Para isso, munições para os canhões devem ser fabricadas, e os canhões precisam ser ativados e limpos. O layout de cada castelo é um desafio à parte.
Um detalhe muito bacana é que existe uma “versão brasileira” do jogo (que é brasileiro), onde os heróis são a Turma da Mônica, e as munições tornam-se coelhos coloridos. Esta versão é um pouco mais fácil, mas ainda preza pela sinergia entre os players. Seja qual for sua escolha, é diversão garantida para toda a família!
Nosso review de Mônica & a Guarda dos Coelhos está disponível aqui, e a de No Heroes Here você encontra aqui!
Degrees of Separation
Aceita até 2 players
Disponível para: PC, PS4, XOne e Switch
Um jogo menos focado na zoeira, e mais na resolução de puzzles em dupla, é uma boa pedida para casais que estão encarando a quarentena sozinhas. Temos uma garota que vive em um mundo de calor, e um garoto que habita um mundo gelado. A sinergia dos “poderes elementais” deles é a chave do sucesso, pois ambos precisam seguir juntos, mas separados, cada um do seu lado.
Este é mais um jogo que começa simples, mas vai exigindo mais atenção e raciocínio dos jogadores conforme a campanha avança. Ele conta uma história super bonitinha, com jeito de contos de fadas, e sem dúvida pode aquecer o coração da gente.
Tem review no site? Claro que tem, clica aqui!
Moving Out
Aceita até 4 players
Disponível para: PC, PS4, XOne e Switch
Lançamento super recente, Moving Out parte de uma premissa similar à de Overcooked, mas aqui saem os pratos e cozinhas, entram móveis e caminhões de mudança. Devemos carregar os móveis dos clientes para o caminhão de mudança, tentando não quebrar itens frágeis e tendo de lidar com os desafios específicos de cada casa.
O jogo pega menos pesado que Overcooked na dificuldade, e deixa barato a bagunça em prol da diversão. Móveis pesados só podem ser carregados por mais de uma pessoa, então comunicação com o time é essencial para conseguir realizar a mudança dentro do prazo!
Saiba mais sobre Moving Out em nosso review completo!
Heave Ho
Aceita até 4 players
Disponível para: PC e Switch
Se você procura um jogo que pode fazer a barrigas doer de tanto rir, Heave Ho é um prato cheio. O jogo é bem simples: todos controlam bolinhas com braços compridos, e cada braço é controlado individualmente, com os gatilhos servindo para agarrar/soltar coisas. O objetivo é levar todas até o final da fase.
Parece simples, mas exige muita coordenação motora e trabalho em equipe, pois os personagens precisam se agarrar uns aos outros, formar pontes e bancar os trapezistas. Se você fizer questão de coletar a moeda de cada fase, prepare-se para um desafio ainda maior. E muito mais risadas!
Confira nossa análise de Heave Ho!
Broforce
Aceita até 4 players
Disponível para: PC, PS4, XOne e Switch
Broforce já tem uns anos de estrada, mas ainda é garantia de diversão para quem curtia filmes de ação dos anos 80 e 90. Há diversos personagens desbloqueáveis, todos inspirados em filmes de ação famosos como Rambo, Predador, Matrix, Kill Bill, Macgyver, Alien e diversos outros.
Aqui não há muito espaço para pensar: o lance é simplesmente sentar o dedo no gatilho para aniquilar os inimigos. Os cenários destrutíveis podem se tornar um problema, pois grandes explosões podem mandar todo mundo para o buraco. Simples, sangrento e muito divertido!
Trine 4 (e toda a série Trine)
Aceita até 3 players
Disponíveis para: PC, PS4, XOne e Switch
Trine é uma série de fantasia que nasceu na geração passada e sempre se destacou por seu visual belíssimo, e por estimular o trabalho em equipe de formas muito criativas: temos um cavaleiro, uma ladra e um mago, cada um com equipamentos e habilidades distintas. Eles precisam se ajudar para superar obstáculos e vencer inimigos em um mundo que parece saído de um livro de contos de fada.
Aqui simplesmente não tem como os jogadores não se ajudarem: o mago pode conjurar plataformas, a ladra tem uma corda para acessar lugares difíceis e o cavaleiro usa seu escudo para rebater coisas e redirecionar feixes de luz. Há muita física envolvida, e o jogo é cheio de “momentos eureka”, com puzzles que geram grande satisfação quando são resolvidos.
Tem review de Trine 4 aqui no site, confira!
Lovers in a Dangerous Spacetime
Aceita até 4 players
Disponível para: PC, PS4, XOne e Switch
Lovers in a Dangerous Spacetime parte de uma premissa similar à de No Heroes Here, mas troca os castelos medievais pelo espaço sideral. Devemos guiar uma nave cor-de-rosa por lugares inóspitos, para resgatar coelhinhos fofos que foram aprisionados. Apesar da fofura, o nível de desafio aqui é intenso!
A nave possui diferentes setores, que devem ser comandados pelos jogadores: alguém precisa cuidar das armas, outro dos escudos, e ainda há a direção, o motor e o mapa. Novamente, o segredo é delegar funções e torcer para que cada uma faça sua parte da melhor forma possível.
Biped
Aceita até 2 players
Disponível para: PC, PS4 e Switch
Mais um jogo recente que só aceita dois players e é uma boa pedida para casais ou irmãos. Cada jogador assume o controle de um robozinho bípede de uma cor, e eles precisam se ajudar para transpor abismos, obstáculos e outros perigos.
Biped demanda muita coordenação motora dos jogadores, e pode até se tornar um pouco punitivo, pois sua curva de aprendizado é bem íngreme. Mas, para quem tem um player 2 ponta firme em casa, o jogo é certeza de bons momentos e muito trabalho em equipe!
Streets of Rage 4
Aceita até 4 players
Disponível para: PC, PS4, XOne e Switch
Embora seja muito legal queimar os neurônios em puzzles ou ver como o trabalho em equipe é recompensador, tem horas que só o que a gente quer é distribuir uns sopapos em caras maus. Neste ponto, o recém-lançado Streets of Rage 4 dá um show! Simplesmente reúna a família e caia na porrada como nos tempos do Mega Drive!
Além de ser um jogo incrivelmente bonito e com gameplay bem calibrado, Streets of Rage 4 ainda traz muita nostalgia, com fases e personagens pixelados vindos diretamente dos tempos dos 16-bits. O multiplayer local para 4 pessoas é novidade, e sem dúvida deixa a pancadaria ainda mais intensa!
Tem review fresquinho dele aqui no site, confira!
Jogos da série Lego
Aceitam até 4 players
Disponíveis para PC, PS3, PS4, X360, Xone, Wii, WiiU, Switch
A série Lego é extremamente prolífica no mundo dos games, e ainda que os jogos meio que sejam “mais do mesmo”, eles são garantia de diversão em família especialmente para quem tem crianças pequenas em casa. É o tipo de recomendação coringa, pois todo mundo consegue jogar e se divertir, independente da idade.
As histórias em geral se baseiam em obras famosas do cinema e dos quadrinhos, adaptando a linguagem para o jeito “fofinho” de Lego. Há opções para todos os gostos: tem jogos de Lego do Batman, dos Vingadores, do Harry Potter, de Star Wars, e por aí vai.
Temos reviews de diversos jogos Lego aqui no site, confira!
Rayman Legends
Aceita até 4 players
Disponíveis para PC, PS3, PS4, X360, Xone, WiiU, Switch, PS Vita
Fechando esta lista com chave de ouro, temos um dos melhores jogos de plataforma 2D já produzidos. Rayman Legends já é antiguinho, mas está disponível para todas as plataformas atuais e ainda é uma obra de arte tanto por seu audiovisual impecável quanto por seu level design, que é incrível.
Ainda que o trabalho em equipe não seja realmente a estrela aqui, quanto mais players na tela, maior a bagunça, e consequentemente, a diversão. Rayman Legends diverte crianças e adultos, esbanja carisma e traz um desafio crescente na medida certa para todo mundo poder aproveitar.
Tem review dele aqui no site, confira!
Ufa, e com isso chegamos aos 13 jogos que todo mundo pode curtir em família nesta quarentena. E olha que tem opções para todos os gostos: puzzle, plataforma, pancadaria, culinária (?!)…
Infelizmente nenhum deles é gratuito (ainda que alguns já tenham sido disponibilizados gratuitamente em serviços como a PS Plus e/ou possam ser encontrados no Xbox Game Pass), mas né, já que todo mundo vai poder jogar, que tal se rolar uma vaquinha para comprar um jogo que agrade a todos?
Esperamos que você e sua família divirtam-se com estas dicas! Se cuide e, se puder, continue em casa! 😉