PES agora é só eFootball, e será free-to-play

21 de julho de 2021
PES agora é só eFootball, e será free-to-play

Quando analisamos os jogos de futebol da Konami mais recentes, destacamos que o título estava ficando cada vez mais difícil de se compreender, ainda que tivéssemos o entendimento dos motivos para tal. A versão mais atual do jogo se chama eFootball Pro Evolution Soccer 2021 Season Update (isso sem considerar edições especiais), e estava evidente que a marca estava passando por algumas transformações significativas.

Depois de alguns rumores, eis que a desenvolvedora acaba de confirmar oficialmente que a nova edição da tradicional franquia passa por uma reformulação completa tanto no que tange a marca, agora estabelecida simplesmente como eFootball, como principalmente no modelo de negócios, já que agora é um jogo gratuito (free-to-play) para todos os jogadores e com edições, a princípio, somente digitais, com a promessa de uma estratégia a longo prazo de conteúdo e atualizações, com algumas DLCs pagas.

Como já havia sido anunciado anteriormente – e esse o motivo pelo qual a edição anterior foi só uma atualização da edição de 2020 – o jogo foi complemente reconstruído noa Unreal Engine, abandonando de vez a Fox Engine, e tem previsão de lançamento para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC no início da primavera brasileira (provavelmente meio de setembro, início de outubro, como já e tradição na franquia) e, mais tarde, para dispositivos móveis iOS e Android, versão que terá mais detalhes específicos divulgados em breve. Confira o trailer oficial do lançamento:

https://youtu.be/Jzd7OpCHCi0

Sobre o que espera do novo motor gráfico, Seitaro Kimura, produtor da série, diz: “Começando com as bases sólidas do Unreal® Engine, que nos permitiu uma reformulação gigantesca da expressão do jogador, fizemos várias modificações para criar virtualmente um novo mecanismo de jogo de futebol que capacitará o eFootball™ por muitos anos”. Isso pode significar, portanto, que o modelo de edições anuais pode ter ficado para trás e que eFootball pode adotar um sistema parecido com jogos como serviço, com atualizações e manutenção permanentes.

Em termos de gameplay, o produtor ainda afirma que “Com a capacidade adicional dos consoles da nova geração e a estreita colaboração dos jogadores de elite, o eFootball™ oferece a jogabilidade mais tensa e realista até hoje.” o que anuncia que a franquia deixa o seu passado de jogo “mais arcade” para trás de vez, algo que já estava em processo nos últimos anos e que agora parece romper de vez com aquele formato mais descompromissado da geração Winning Eleven do PSOne e do PS2.

O sistema de animação chamado de Motion Matching promete quadruplicar a quantidade de animações e movimentos mais sutis dos jogadores, o que somado a todo o poderio de processamento gráfico da nova geração pode oferecer uma experiência de fotorrealismo ainda mais impressionante do que vemos nos games atuais. Sobre a jogabilidade em si, a Konami espera revelar mais detalhes em algum momento de agosto.

Ainda que pareça um verdadeiro ponto de virada no modo de monetização da franquia, esse modelo é bastante semelhante ao adotado na versão lite dos jogos anteriores. Segundo a própria Konami, “Partidas locais e on-line com FC Barcelona, Juventus, FC Bayern, Manchester United, entre outros estarão disponíveis, gratuitamente, no lançamento.” Contudo, ao invés de ter a opção de compra do conjunto completo, poderemos agora adquirir alguns pacotes que nos agradem mais, ou que atendam melhor a forma como escolhemos experenciar o jogo. Nas palavras deles, “no futuro, alguns modos de jogo serão vendidos como DLC opcional, dando aos jogadores a liberdade de criar uma experiência que siga os próprios interesses.”

A agenda – ou roadmap se você preferir – completa divulgada até aqui é a seguinte (lembrando que a imagem abaixo está em inglês e trata do outono no hemisfério norte, o equivalente a nossa primavera):

PES agora é só eFootball, e será free-to-play

Início da primavera:

• Experiência de jogo totalmente nova, com tecnologia Unreal® Engine

• Partidas em diferentes gerações (ou seja, PlayStation®5 vs. PlayStation®4, Xbox Series X|S vs. Xbox One)

• Partidas locais e on-line com o FC Barcelona, Juventus, FC Bayern, Manchester United e muito mais

Primavera:

• Partidas em diferentes plataformas como consoles e PC (ou seja, PlayStation®5 vs. Xbox Series X|S, PlayStation®5 vs. PC Steam® etc.)

• Modo de criação de equipe (Nome a ser confirmado) em aberto – crie sua própria equipe adquirindo jogadores

• Ligas on-line (Nome a ser confirmado) em aberto – pegue sua equipe original e concorra em uma liga competitiva global

• Sistema Match Pass – ganhe itens e jogadores jogando eFootball™

Verão:

• Suporte para controle de dispositivo móvel adicionado

• Partidas completas em diferentes plataformas disponíveis, incluindo dispositivos móveis, ao usar um controle compatível

• Lançamento dos torneios esportivos profissionais e amadores

Ainda há muito o que descobrirmos sobre essa nova versão de uma das mais tradicionais franquias da história dos videogames e certamente vamos acompanhar de perto tudo o que for divulgado. Nesse primeiro momento, nos parece a maior revolução, em termos de modelo de negócios e sustentabilidade, pela qual a série já passou, e pode mexer com todo o mercado de jogos esportivos tão calcado nos lançamentos anuais sobre os quais tanto falamos nos últimos anos. Vejamos se as promessas e as expectativas se cumprem nos próximos meses.

(Fonte: Assessoria de Imprensa Konami)

Paulo Roberto Montanaro

Mais Matérias de Paulo Roberto

Comente nas redes sociais