Gulikit cria solução que promete resolver de vez o drift do Nintendo Switch
Apesar do grande sucesso do Nintendo Switch, que faz dele um dos consoles mais bem sucedidos da história dos videogames, um elemento segue incomodando alguns de seus usuários: o drift. As Joy-Cons da Nintendo sempre foram um problema, que apesar de ser enfrentado pela companhia, ainda não contam com uma solução definitiva.
Por isso, para tentar solucionar esse problema, a empresa Gulikit desenvolveu um conjunto de analógicos que promete, segundo a fabricante, resolver de uma vez por todas o problema com o drift. O problema, presente em diversos consoles, faz com que o jogador tenha comandos falsos que irritam o gameplay, inclusive se você não está usando eles.
A Nintendo oferece, de forma oficial, reparo gratuito para este problema, mas a situação segue sendo motivo de reclamação. A grande razão para que isso aconteça é o uso do potenciômetro, que se deteriora com o tempo, ocasionando os comandos incorretos ou involuntários. Já a solução da Gulikit traz um sensor Hall, que o deixa à prova de drift. Tal tecnologia já estava presente nos controles do Dreamcast e naquele 3D para jogar Nights do Saturn.
Estes sensores usam ímãs para detectar o movimento do controle, o que faz com que nenhum dos componentes tenham contato, e assim, evita o desgate. Estes conjuntos de analógicos custam US$ 29,70 na Amazon. Mas, por não serem produtos originais Nintendo, o comprador terá que lidar com a instalação, fazendo ele mesmo a troca, ou solicitando apoio em uma assistência técnica. Lembrando que isso também anula a garantia do console.
O conjunto vem com chave de fenda, parafusos, pinça e uma alavanca de plástico. As críticas de usuários, que é o que temos no momento para saber se o produto é eficiente ou não, são geralmente positivas. A empresa também vende soluções semelhantes para o Steam Deck, assim como um controle próprio, também para o Switch, e também com a promessa de zero drift.