O Brasil voltará a sediar uma corrida Sprint na temporada 2024 da Fórmula 1
A Fórmula 1 revelou hoje os seis destinos que receberão os eventos de F1 Sprint durante a temporada de 2024 do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA. O calendário, segundo a categoria, “foi cuidadosamente elaborado para destacar circuitos propícios a ultrapassagens, promovendo corridas emocionantes e disputadas”. Áustria e Brasil terão a honra de sediar o terceiro F1 Sprint, enquanto Austin e Qatar retornam para seu segundo ano. China e Miami, por sua vez, estreiam na formação de F1 Sprint.
Os eventos confirmados de F1 Sprint para 2024 são:
- China: 19 a 21 de abril
- Miami: 3 a 5 de maio
- Áustria: 28 a 30 de junho
- EUA: 18 a 20 de outubro
- Brasil: 1 a 3 de novembro
- Catar: 29 de novembro a 1º de dezembro
Os locais incluem o circuito de Xangai, que retorna à categoria após ausências envolvendo a covid-19; Miami, que estreará a sprint em seu circuito de rua em volta do estádio dos Dolphins; Spielberg, sempre tradicional; Austin, com suas curvas de serpente com subidas e decidas; São Paulo, que sempre traz boas corridas; e Lusail, que garantirá uma corrida emocionante, se o torneio ainda estiver em aberto até lá.
Desde sua introdução em 2021, o F1 Sprint tem impactado positivamente as audiências, especialmente às sextas-feiras, superando as sessões regulares de treinos livres. Nos seis eventos anteriores, houve um aumento significativo nas audiências de transmissão, destacando o sucesso do novo formato. Após discussões na reunião da Comissão de F1 em novembro, o Comitê Consultivo Esportivo continuará avaliando possíveis mudanças no formato Sprint, com propostas a serem apresentadas à Comissão de F1 para consideração na primeira reunião de 2024.
Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1, expressou sua satisfação via release de imprensa, com os seis locais para os eventos de F1 Sprint, incluindo os novos anfitriões China e Miami. Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, também mostrou entusiasmo, destacando a adição de Xangai e a nova dimensão que um Sprint em Miami trará ao fim de semana de corrida. Ambos enfatizaram o compromisso contínuo de evolução e adaptação para melhor atender ao esporte.