Fntastic ressurge dos mortos para dizer que The Day Before não era ruim, foi tudo desinformação
Faz meros três dias desde que os servidores de The Day Before foram desligados, após um verdadeiramente epopeico lançamento desastroso. O game foi lançado no dia 7 de dezembro de 2023 e quatro dias depois a Fntastic, estúdio que criou o game, anunciou que fecharia as portas por conta do péssimo retorno financeiro do game. E agora, a Fntastic reapareceu com um novo comunicado, dizendo basicamente que “o game nunca foi ruim, vocês que viram os trailers do jeito errado”!
Antes de prosseguirmos, vamos ao comunicado, que foi publicado no perfil da Fntastic no Twitter/X, em inglês e russo:
⚡Recently, a lot of misinformation has emerged on the Internet from supposedly anonymous sources. Fntastic provides an official response to these statements. #fntastic #thedaybefore pic.twitter.com/ZYmidDjLYd
— Fntastic (@FntasticHQ) January 25, 2024
Nota: Durante a escrita dessa postagem, a publicação original no Twitter foi apagada e republicada novamente. Caso isso aconteça novamente, CLIQUE AQUI para ver o texto publicado no comunicado.
Nota 2: O comunicado foi apagado duas vezes do Twitter/X. Porém, o site oficial da Fntastic foi atualizado e atualmente contém somente o comunicado original postado, que você pode conferir CLICANDO AQUI.
Vamos então destrinchar esse comunicado. Os três primeiros parágrafos comentam sobre “pessoas anônimas” que comentaram que: 1- O estúdio enganou os jogadores. 2- O estúdio enganou seus investidores. E 3- As informações sobre o desenvolvimento problemático do game estão erradas.
No parágrafo 1, a Fntastic diz que jamais enganou os jogadores pois não usou campanhas de crowdfunding para criar The Day Before, nem colocou o game em pré-venda. Além de enfatizar que reembolsaram todos os jogadores do game, mesmo aqueles que não pediram reembolso. E o estúdio ainda comenta que “Que outra companhia devolve dinheiro dessa forma?” .
No parágrafo 2, o estúdio diz que mesmo após seu fechamento e o desligamento dos servidores, eles mantém um relacionamento saudável com a Mytona, publisher de The Day Before.
No parágrafo 3, eles comentam que as informações publicadas sobre o desenvolvimento do game, que envolvem crunch excessivo, falta de pagamento aos desenvolvedores e etc, são informações falsas. A Fntastic comenta neste ponto que ajudou seus desenvolvedores a migrarem para outros empregos e os ajudaram com custeio de planos de saúde. Eles ainda mencionam que ofereciam uma folga extra por mês, pagamentos de salário em dia, férias pagas e a opção de trabalho remoto para seus desenvolvedores.
A partir daí, as coisas tomam um rumo completamente diferente e bem, bem bizarro. A Fntastic comenta sobre “quem fez dinheiro com The Day Before?” – usando esse parágrafo para comentar que youtubers, bloggers e influenciadores foram os que realmente lucraram com o game ao publicarem conteúdos falsos e espalharem desinformação sobre sua produção, iniciando uma “corrida do ouro” para falar mal do game e lucrar em cima disso.
E então chegamos ao ponto principal desse comunicado, que não é possível comentar sem uma leitura completa. Então, antes de seguir adiante, leia essa tradução livre do conteúdo final do comunicado (o texto em inglês é cheio de erros, que não sei dizer se é por causa de tradução do russo para o inglês, ou se foi escrito por IA):
“Por que eles dizem que o game lançado não é o mesmo visto nos trailers, e por que o game foi fechado?
Nós implementamos tudo o que foi mostrado nos trailers, de melhorias de casas e um mundo detalhado até veículos off-road. Nós apenas desativamos algumas features pequenas, como parkour, por conta de bugs, mas planejávamos incluí-los no lançamento completo.
Lembra daqueles experimentos em que pedem para que você conte os objetos rosas em uma sala e então se lembre dos azuis? Você não lembrará de nenhum. É tudo sobre o foco. O viés negativo instilado por alguns bloggers fazendo dinheiro em cima de ódio afetaram as percepções sobre o game. Olha para os gameplays não enviesados como o a stream do Dr. Disrespect no lançamento. Apesar dos bugs iniciais e problemas nos servidores, ele gostou do game, que nós consertamos depois, e o game recebeu reviews melhores ao longo do fim de semana. Infelizmente, a campanha de ódio já havia inflingido um dano significativo.
Falando nisso, após as vendas serem encerradas, muitas pessoas nos escreveram que os bloggers os enganaram e que eles gostaram do game, e eles pediram por acesso a ele. Nós também ouvimos que petições foram criadas para a continuação do desenvolvimento, e que no mercado negro o preço do game excede $200 [moeda não especificada], e alguns até começaram a criar seus próprios mods.
Nós somos gratos a todos os enviadores de cartas que expressaram suporte e fizeram apelos para não desistirmos e continuarmos o trabalho. (…)
Você leu a tradução? Leia de novo, pois você não leu errado e nem minha tradução está errada. A Fntastic alega que entregou TUDO o que foi mostrado nos trailers. E que só removeu algumas coisinhas mínimas que estavam causando alguns bugs. Além de usar uma analogia bem esquisita para tentar passar a ideia de que (pelo menos foi isso o que eu consegui entender) a percepção dos jogadores sobre o game e sobre os trailers está simplesmente errada. Os dois são iguais. E se há algo que aparece nos trailers e não nos games, é só impressão, um tipo de Efeito Mandela.
Bom, parar tirar isso a prova, assista aos dois vídeos abaixo. O segundo vídeo inclusive é um verdadeiro jogo dos 7 erros. Você consegue encontrar as diferenças?
Enfim. The Day Before não é ruim ok?! Mas, agora já não está mais disponível para ser jogado. Tudo culpa de desinformação!
(Via: Eurogamer)