Análise Arkade – Conhecendo o Antstream Arcade, o serviço de games por streaming com foco no retrô
Vivemos uma época na qual jogar videogame vai muito além de ter um console e um game. Temos, além dos conhecidos dispositivos focados em games, outras formas de se jogar, como os smartphones, os serviços de aluguel de games como o Game Pass e, também, o streaming, que já conta com vários serviços propondo o ato de jogar vários games sem nem mesmo ter um console em casa.
E, dentre várias opções disponíveis, é claro que cedo ou tarde surgiriam soluções focadas em games retrô. Os jogos antigos nunca estiveram tão populares, graças a consoles focados em jogatinas retrô e um interesse de revisitar os clássicos, além de serem ótimas portas de entrada para as crianças. Além disso, estes recursos ainda ajudam a manter o acesso ao passado dos games, preservando boa parte de jogos que não são mais fabricados e não teriam tanto acesso se não fosse a comunidade.
Neste contexto, temos o Antstream Arcade, que promete entregar acesso a muitos jogos clássicos, sem precisar comprar um console antigo para isso, ou configurar emuladores. Precisamos entender, antes de qualquer coisa, que nem todos tem tempo ou interesse de configurar seja lá o que for, para se divertir por alguns minutos com seus jogos preferidos. Assim, mesmo com tantos emuladores disponíveis por aí, o streaming traz uma solução mais prática para uma boa parcela de interessados. Isso sem falar na “inflação” que os consoles antigos tiveram.
E, para conhecer melhor o Antstream, a equipe do serviço nos convidou para conhecer sua plataforma, seus jogos e funcionalidades, para compartilharmos nossa experiência com você.
Antstream Arcade: jogos clássicos via streaming
O Antstream Arcade é um serviço simples e direto, focado em entregar jogos antigos via streaming. O usuário assina o serviço e ganha, de cara, acesso a mais de 1.300 games de diversas plataformas antigas. Temos jogos vindos de sistemas populares por aqui, como Mega Drive, Super Nintendo ou Neo Geo, além de jogos de plataformas não tão conhecidas em nosso país, mas que também tem bons games, como o Commodore 64, MSX e Amiga.
O serviço busca, assim, entregar acesso rápido e direto aos games clássicos, em assinaturas que podem ser mensais, anuais ou ainda uma vitalícia, que te entrega tudo de forma “eterna”. Uma vez dentro da plataforma, é só navegar e procurar seus jogos preferidos para curtir, ou ainda explorar os recursos extras que o serviço oferece.
Entre eles, temos os desafios, que assim como as conquistas e troféus de Xbox e PlayStation, oferece ao jogador a chance de realizar tarefas dentro dos games, como ir o mais longe possível com uma só vida em Metal Slug, correr o máximo possível em Pole Position e tantas outras tarefas, que premiam o jogador com gemas, que são usadas para disputar torneios ou tentar desafios ainda mais complexos.
Isso propõe uma forma diferente de explorar os clássicos, baseados em desafios pessoais que as pessoas já trazem consigo desde o passado. É comum ver jogadores interessados em terminar os jogos com uma só vida, sem acessar um recurso do game e outras coisas semelhantes, e o Antstream oferece exatamente isso, para quem quer um “algo a mais”. Os desafios sempre são atualizados, e é um convite para quem quer interagir mais com a comunidade da plataforma.
Ainda dá para convidar seus amigos para jogar junto, além de disputar as gemas em desafios. É possível jogar “de dois” com dois controles em casa, além de salvar e carregar os games.
Streaming acessível
Para jogar, você precisa ter apenas um computador ou smartphone. O serviço roda no navegador, ou em aplicativos de smartphone, como Android e iOS. Mas também é possível ter acesso aos jogos em um Xbox One ou Xbox Series X|S. No Xbox, você “compra” o aplicativo, seja por assinatura ou de forma vitalícia, assim como se compra qualquer game, enquanto nos demais dispositivos é preciso ter um cartão de crédito internacional ou conta no PayPal.
O serviço custa 4 dólares por mês e 40 dólares por ano, enquanto no Xbox você pode adquirir a assinatura anual, por R$ 149 e a vitalícia, por R$ 402.
Uma coisa estranha é que, mesmo assinando o serviço no PC, você não consegue jogar no Xbox, com seu login e senha. Como o aplicativo é vendido como um jogo completo e não disponibilizado gratuitamente, você não conseguirá baixá-lo, a não ser que compre de novo o serviço via console, o que é um tanto estranho e tira essa possibilidade de quem assinou no PC e tem o console.
O assinante pode aproveitar os jogos com teclado, no computador, na tela, se estiver em um smartphone, assim como conta com suporte de vários dispositivos, com vários controles que funcionam sempre muito bem. Com o seu jeito de jogar favorito, você terá acesso a muitos jogos, dentre os quais destaco o The Dig, o clássico point and click da Lucas Arts, vários clássicos da SNK, como Fatal Fury, The King of Fighters ou Metal Slug, o lendário Top Racer/Top Gear e tantos outros.
Chegou a hora de jogar
A praticidade e simplicidade do Antstream Arcade já entrega tudo para quem quer apenas jogar algo de forma simples. Seu catálogo é realmente grande, entretanto sua relevância vai depender do interesse do usuário. Clássicos de SEGA e Nintendo, por exemplo, estão de fora, entretanto jogos de DOS, clássicos de consoles mais obscuros para nós brasileiros e vários jogos de arcade legais estão presentes. Mas é bom deixar claro que os jogos disponíveis vão agradar mais quem gosta destes jogos antigos, e não apenas dos mais populares, como um Super Mario ou Sonic, que não estão por lá.
O Antstream Arcade também vale a pena para quem quer conhecer jogos passados que eram vistos apenas nas revistas. Sua interface é simples, mas ainda em inglês, o que pode ser um empecilho para algumas pessoas, embora não comprometa a experiência. Eu apenas achei estranho, no PC, não ter um catálogo por console, com os jogos misturados entre os mais relevantes ou por gênero. A busca é boa, mas gostaria de navegar melhor por sistema, para encontrar jogos específicos dos consoles disponíveis.
Falado isso, é importante dizer que o serviço funciona de forma muito boa, até porque os jogos ajudam, por terem configurações de controles simples. Não dá pra remapear os botões, mas é apenas questão de se adaptar ao jogo e está tudo certo. Mas os jogos que joguei neste tempo funcionaram todos de maneira excelente, lembrando, claro, da necessidade de uma boa Internet para garantir um serviço de qualidade.
Vale a pena para quem quer desbravar o mundo retrô
O Antstream Arcade é uma interessante opção para entusiastas de jogos antigos. Quem gosta de jogos antigos mas tem na memória apenas clássicos de Nintendo, SEGA ou da Activision, quando falamos de Atari 2600, poderão chiar com a ausência destes jogos. Mas fãs da SNK, de jogos retrô em geral ou entusiastas dispostos a desbravar uma enorme biblioteca retrô, terão tudo para aproveitar o serviço.
Sua simplicidade de uso se une com os vários desafios, que atraem ainda mais os jogadores mais entusiastas, que podem aproveitar os jogos em vários dispositivos, dos navegadores até os smartphones, passando por TV e consoles. Apenas acho que o serviço deveria ter uma forma mais completa de apresentar seu catálogo, e garantir que todos os dispositivos possam ter acesso ao serviço, incluindo a questão do Xbox.
São questões que podem ser resolvidas com o tempo, mas que não comprometem a experiência como um todo. Como alguém que gosta de jogos antigos, gostei de experimentar o Antstream, especialmente pela sua biblioteca, que não é a mais “popular” para jogadores casuais, mas que trazem uma boa oportunidade de exploração, e de jogar The Dig em um celular, já que este game não é dos mais fáceis de se encontrar de forma legítima. Assim, antes de assinar, é bom conferir a lista de jogos para ver se há games que te agradam, assim como conhecer bem seus recursos, antes de assinar.
Mas garanto que, se você quer desbravar bons clássicos dos games, aqui você terá uma ótima opção para curtir bons games do passado.