O Super Game Boy ganhou uma atualização “Plus” com acesso a cabo link e correções necessárias

28 de setembro de 2024
O Super Game Boy ganhou uma atualização "Plus" com acesso a cabo link e correções necessárias

Super Game Boy permitiu nos anos 90 que os jogos de Game Boy fossem jogados no SNES, com a adição de cores nos visuais e, em alguns casos, bordas gráficas exclusivas. No entanto, havia uma questão: a velocidade do Super Game Boy era 2,4% mais maior que a do Game Boy original.

E, embora muitos usuários casuais não tenham notado, os fãs mais dedicados do Game Boy perceberam, e essa diferença impedia que o dispositivo fosse conectado a um Game Boy via cabo link, já que o Super Game Boy não possuía uma porta para isso, e mesmo que tivesse, a diferença de velocidade inviabilizaria a conexão.

No Japão, a Nintendo corrigiu esse problema ao lançar o Super Game Boy 2, que ajustava a velocidade do clock e adicionava a porta de link. Infelizmente, essa versão nunca foi lançada no Ocidente. Por isso, nos últimos anos, modificadores de hardware vêm trabalhando para ajustar o Super Game Boy, mas até agora, nunca houve uma solução completa em uma única placa – até o surgimento do Super Game Boy Plus.

Desenvolvido por @BucketMouseBite, o Super Game Boy Plus (SGB+) é uma versão aprimorada do dispositivo original, trazendo diversas melhorias:

  • Três opções de velocidade de relógio:
    • A velocidade “errada” original,
    • A velocidade correta,
    • Ou a velocidade correta com a possibilidade de overclock e underclock durante o jogo.
  • Incorporação da porta de link, utilizando uma pequena placa auxiliar que posiciona a porta perfeitamente na borda de um cartucho SNES padrão. Se for utilizado o case do Super Game Boy 2, a placa auxiliar nem é necessária.
  • Possibilidade de travar o sistema em um jogo específico de Game Boy, sem precisar usar o conector de cartucho. Os dados salvos podem ser transferidos para o cartucho através de um chip FRAM.
  • Compatível com três tipos de case de SNES:
    • O case original do Super Game Boy com o conector de cartucho,
    • Um case SNES padrão de 46 pinos (exige pequenos cortes para acomodar os pinos extras),
    • E um case de 60 pinos usado em jogos com chips especiais, como o SA-1 ou SuperFX.

Por outro lado, essa modificação não é simples. Ela exige a remoção de componentes de um cartucho original do Super Game Boy e a reinstalação na nova placa do Super Game Boy Plus, o que requer experiência em soldagem. Outro ponto a ser considerado é que essa solução atual depende do uso de hardware original, mas é possível que no futuro apareçam alternativas mais acessíveis.

10% OFF para as edições de Sonic X Shadows Generations. Código: SHADOW10 na Nuuvem

Aproveite e confira o melhor dos Air Force 1 na Amazon

Confira nossas notícias diretamente no Telegram

E conheça nosso servidor no Discord10% OFF para as edições de Sonic X Shadows Generations. Código: SHADOW10 na Nuuvem

Aproveite e confira o melhor dos Air Force 1 na Amazon

Confira nossas notícias diretamente no Telegram

E conheça nosso servidor no Discord

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais