Formula E – Jaguar apresenta o seu novo carro para a Temporada 11 no centro de São Paulo

5 de dezembro de 2024
Formula E - Jaguar apresenta o seu novo carro para a Temporada 11 no centro de São Paulo

A Jaguar TCS Racing apresentou seu novo carro para o Campeonato Mundial de Formula E, o Jaguar I-TYPE 7, na véspera do início do treino livre 1 no E-Prix de São Paulo. A revelação ocorreu em um edifício de 37 andares no centro de São Paulo, marcando o início oficial da campanha do Campeonato Mundial de 2024/25 da equipe.

Após apresentar uma pintura de teste provisória no teste oficial de pré-temporada em Madrid no último mês, a equipe revelou hoje uma nova pintura para toda a temporada, caracterizada pelo design único da equipe em preto, branco e dourado.

James Barclay, Chefe da Equipe da Jaguar TCS Racing, comentou: “Que semana empolgante para começar nossa campanha pelo título de 2024/25. Primeiro, a revelação do novo Jaguar Type 00 em Miami e agora a apresentação do Jaguar I-TYPE 7 em sua pintura oficial aqui em São Paulo, menos de 24 horas antes de ele estar na pista com Nick Cassidy e Mitch Evans. É um momento incrivelmente excitante para a marca Jaguar e para nós, como campeões mundiais atuais”.

Mitch Evans, também comentou: “Estou entusiasmado por voltar à pista com a Jaguar TCS Racing. É uma sensação incrível vir a São Paulo como campeões mundiais de equipes da Fórmula E e, após uma intensa pré-temporada testando nosso novo carro GEN3 Evo, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir que a equipe comece a Temporada 11 com força total.”

E Nick Cassidy disse o seguinte: “Estou ansioso para iniciar minha segunda temporada com a Jaguar TCS Racing. É evidente que na Temporada 10 deixamos negócios inacabados. Fizemos avanços importantes com o Jaguar I-TYPE 7 no teste de pré-temporada em Madrid, então espero que possamos manter essa dinâmica e começar bem a nova campanha em São Paulo.”

A nova era GEN3 Evo da Fórmula E, que começou na Temporada 11, introduz atualizações significativas para as áreas obrigatórias pela FIA de todos os carros (componentes comuns), e novas oportunidades tecnológicas para os fabricantes (perímetro do fabricante).

As atualizações da carroceria compartilhadas por todas as equipes incluem um novo bico e uma aerodinâmica melhorada que permitirá aos carros correrem mais próximos do que nunca, enquanto os novos pneus, o Hankook iON, oferecem entre 5 a 10% mais aderência, representando um desafio significativo para todas as equipes compreenderem suas características.

Embora a potência máxima de tração permaneça a mesma em 350 kW, pela primeira vez, o Kit de Propulsão Frontal (FPK) está disponível para fornecer tração, o que significa que a tração nas quatro rodas será permitida nas Disputas de Qualificação, durante a largada e nas fases do Modo de Ataque das corridas. As equipes poderão controlar a distribuição dessa potência entre os eixos dianteiro e traseiro durante essas fases através de seus próprios sistemas de controle de software, sendo a transição entre tração traseira e integral particularmente crítica. Na frenagem, ambos os sistemas de propulsão dianteiro e traseiro fornecerão uma combinação de 600 kW de regeneração para a bateria.

Como fabricante, a Jaguar implementou diversas atualizações tecnológicas adicionais para o I-TYPE 7. Entre as mais notáveis está o novo sistema de propulsão traseiro, que compreende inversor, MGU e transmissão. Este sistema é empacotado de maneira distinta em comparação com seu predecessor, proporcionando ao Jaguar I-TYPE 7 um melhor equilíbrio geral de manuseio, além de uma redução no peso dos sistemas auxiliares elétricos.

Dentro deste novo sistema de propulsão traseiro da Jaguar, o novo MGU é ainda mais eficiente graças a melhorias nas tecnologias de gerenciamento térmico, o que significa que o I-TYPE 7 pode utilizar a energia disponível de maneira mais eficiente para manter velocidades elevadas por mais tempo. Todas estas atualizações no sistema de propulsão requerem o desenvolvimento de novos controles de software, e as regulamentações da Temporada 11 permitem uma maior flexibilidade para os fabricantes nessa área, que foi um foco central nos testes de pré-temporada do I-TYPE 7.

Outras atualizações específicas de hardware para o Jaguar I-TYPE 7 incluem uma nova suspensão traseira. Em conjunto com o equilíbrio melhorado oferecido pela nova configuração do sistema de propulsão, a nova suspensão traseira permitirá uma maior adaptabilidade das características de manuseio entre os diferentes circuitos.

No geral, o Jaguar I-TYPE 7 é um carro de corrida significativamente mais avançado do que seu antecessor, o I-TYPE 6, o carro que levou a Jaguar à vitória no Campeonato Mundial de Equipes e no Troféu de Fabricantes de 2024.

A largada em São Paulo neste sábado, dia 07 de dezembro.

A Nuuvem está com uma Black Week com 3.000 jogos em promoção, aproveite!

Garanta o Fire TV Stick com Alexa por um preço especial na Amazon

Confira nossas notícias diretamente no Telegram

E conheça nosso servidor no Discord

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais