Análise Cultural Arkade: Concerto Games Classic Show 2013 (Curitiba, 28/07/13)
No último domingo, rolou em Curitiba (base de operações da Arkade) o Games Classic Show, espetáculo onde um talentoso grupo de músicos se reúne para homenagear trilhas sonoras de grandes games. Confira um pouco mais sobre este belo espetáculo na sequência!
O Games Classic Show é fruto de uma parceria entre a Batuta Produções Artísticas e o Grupo Multiplayers, ambos da capital paranaense. No total, são mais de 40 músicos entre coristas, violinistas, flautistas, trompetistas, percussionistas, etc.
Com arranjos de Mateus Brandão, o show dura cerca de 2 horas e é dividido em “fases”, sendo que cada fase corresponde à obra de uma produtora específica. Square Enix, Sega, Capcom, Nintendo e Blizzard são algumas das produtoras homenageadas. Antes de casa fase, um breve resumo da carreira da empresa é apresentado no telão.
Regidos pelo simpático maestro Carlos Domingues (que é integrante da Orquestra Sinfônica do Paraná), o grupo executa de maneira extremamente competente temas famosos de games como Final Fantasy, Sonic, Diablo, The Legend of Zelda, Halo, World of Warcraft, Super Mario, Chrono Trigger, Mega Man, entre outros.
O talento dos músicos é incontestável, mas infelizmente a falta de estrutura do evento em si acaba comprometendo um pouco algumas performances. Muitos instrumentos (como os violinos, por exemplo) não estavam devidamente microfonados, ou seja, em momentos muito apoteóticos, diversos acordes acabavam se perdendo.
Isso não desmerece o conjunto da obra, mas tira o brilho de temas específicos, como em Scars of Time (tema de abertura de Chrono Cross), onde os violinos deveriam ser bem evidentes. As vozes do coral também ficavam abafadas em trechos mais retumbantes, mas, novamente, isso não afeta o produto final, e o coro se destaca especialmente na famosa One Winged Angel, tema do vilão Sephiroth, de Final Fantasy VII.
Um detalhe bacana é que, além do telão, que exibe imagens do jogo homenageado, vez ou outra pintam cosplayers (geralmente bem produzidos) para travar batalhas, interagir com a platéia ou simplesmente desfilar ao som de sua própria música tema.
Cloud, Sephiroth, Chun Li, Ryu, Jill, Claire, Mega Man, Dante, Sonic, Mario, Luigi e Link são alguns dos cosplayers que pintaram para animar a apresentação.
A sincronia entre música e vídeo merece aplausos. Em jogos como Sonic e Mario, a orquestra faz medleys (emenda uma música na outra) de temas famosos de diferentes fases, e a fase no telão sempre corresponde à música que está sendo executada. Nota 10 para a sincronia dos músicos!
Outra boa novidade deste ano foi a presença do guitarrista Nino, da banda MegaDriver, que subiu ao palco com sua icônica guitarra do Sonic para mostrar seu talento, o que e possibilitou até mesmo a execução de uma “fase bônus”, onde pudemos curtir os temas agitados do clássico Top Gear. Sua guitarra também acabou ofuscada pela orquestra, mas a empolgação do sujeito no palco era contagiante!
A gafe da apresentação foi o sorteio de uma entrada para um evento de cultura nerd: 4 pessoas foram escolhidas aleatoriamente para disputar uma partida de Mario Kart no Wii.
Além da demora para começar o jogo, a transmissão ao vivo no telão mostrou que o que estava rolando era uma cópia pirata do jogo, em um console destravado via “USB-qualquer-coisa”. público até tirou sarro deste momento “vergonha alheia”.
Ao final do espetáculo, os músicos atenderam ao “bis” mostrando uma palhinha do que teremos em 2014. Um pouco menos “Classic“, o espetáculo do ano que vem trará tema mais atuais, de games como Uncharted, Metal Gear Solid, God of War, Assassin’s Creed, Tomb Raider, Call of Duty, Skyrim, entre outros.
Porém, os clássicos não serão esquecidos, pois, além do que já temos, teremos também músicas de Golden Axe, Donkey Kong, Altered Beast e outros títulos que são muito queridos pelos saudosistas.
No final das contas, o Games Classic Show 2013 foi um belo espetáculo, que merece ser apreciado pelos amantes de boa música e bons games. Com simpatia, bom humor e muito talento, a Batuta Produções Artísticas e o Grupo Multiplayers estão de parabéns pela qualidade de seu concerto. =)
Abaixo, uma palhinha de um dos melhores momentos espetáculo, o medley de Final Fantasy:
Então se você é de Curitiba, programe-se, pois em 2014 teremos um Games Classic Show mais contemporâneo, mas que deve ser igualmente emocionante e impactante!
* As fotos que ilustram esta matéria foram tiradas por nossa equipe. O vídeo foi gravado por outro espectador e postado no Youtube.
* A Arkade agradece à assessoria do Teatro Guaíra por nos convidar para o evento.