Análise Arkade: mergulhe em um mundo antigo e em constante transformação em Sundered

27 de julho de 2017

Análise Arkade: mergulhe em um mundo antigo e em constante transformação em Sundered

O novo game da Thunder Lotus Games, o mesmo estúdio responsável por Jotun está chegando. Com uma aventura cheia de ação, criaturas saídas direto de pesadelos e um mundo assassino em constante mudança, Sundered te coloca em um mundo onde não há uma saída fácil, apenas uma questão: Resistir, ou se entregar? Venha conosco entender essa crucial questão em nossa análise completa do game!

Uma andarilha em um inferno Lovecraftiano

Análise Arkade: mergulhe em um mundo antigo e em constante transformação em Sundered

Sundered conta a história de Eshe, uma andarilha que acabou encontrando um antigo reino em meio a uma forte tempestade de areia. Nesse novo reino subterrâneo, ela encontra um estranho cristal que consegue se comunicar, e diz que pode ajudá-la a escapar daquele lugar com vida, se ela permitir que ele a acompanhe.

Esse cristal então se transforma na arma de Eshe, uma espécie de espada disforme capaz de destruir as infinitas criaturas que vivem lá dentro, além de revelar os segredos da antiga civilização que vivia ali e da grande guerra que aconteceu quando uma antiga legião de humanos que se autodenominava Valquírias invadiu aquele lugar outrora sagrado.

Eshe se vê em meio as ruínas dessa antiga civilização, em que as consequências de seus conflitos permanecem vivas. Monstros grotescos que infestam esse novo mundo, resquícios corrompidos da antiga civilização que lá vivia. E máquinas altamente avançadas construídas com o único propósito de destruir, também corrompidas, sem uma guerra para lutar, e assim, atacando Eshe em puro “instinto”.

Análise Arkade: mergulhe em um mundo antigo e em constante transformação em Sundered

Todo esse mundo é vasto e está em constante transformação. Com uma história mais minimalista, contada em fragmentos pelo cristal empunhado por Eshe, e por gigantescos cristais que retém memórias dos eventos que aconteceram eras no passado, sobre a invasão das Valquírias e a resistência do antigo povo. Tudo isso com uma forte influência na mitologia criada por H. P. Lovecraft, com sua literatura de terror cósmico e seus monstros. O game possui muitas referências sutis e diretas, como diversos monstros tentaculosos, o próprio idioma do mundo do game, em uma linguagem de consoantes praticamente impronunciáveis, e até mesmo referências diretas a seres dos “Mitos de Cthulhu”.

E no meio disso tudo, Eshe deverá fazer uma escolha, preservar sua própria humanidade, progredindo por esse mundo incorruptível e enfrentando o perigo com suas próprias forças. Ou aceitar os conselhos do cristal, e corromper suas habilidades, conquistando assim mais força, mas abandonando sua humanidade para também se transformar em uma criatura corrompida. Cabe a você decidir.

Um mundo em constante transformação com infinitos inimigos

Análise Arkade: mergulhe em um mundo antigo e em constante transformação em Sundered

Sundered é um Metroidvania de um estilo diferente do habitual para o gênero. Normalmente esse é um estilo mais de exploração de cenários e descoberta, mas aqui o que realmente importa é o combate e a sobrevivência. Por todo lugar em que você andar você encontrará itens destrutíveis, tesouros e muitos, mas muitos inimigos.

O mundo do game é ao mesmo tempo gigantesco e pequeno, de uma forma bem interessante. O game é dividido em três regiões diferentes, todas interligadas entre si por um hub central, o Santuário. Cada uma dessas três regiões possui algo que chamarei aqui de “macro” e “micro” geografia. A “macro-geografia” é a área total de cada uma dessas regiões. Elas se dividem em grandes blocos no mapa do game, cada uma representando um setor dessa região. Esses grandes blocos são fixos, e sua configuração será sempre a mesma.

E dentro desses blocos está a “micro-geografia”, que são as salas. Se por um lado os grandes blocos de cenário são fixos e imutáveis, o interior deles está em sempre em transformação, e mudam sua configuração constantemente. Para exemplificar melhor, dê uma olhada na screenshot abaixo, os grandes blocos, contornados em azul são as “áreas” do mapa, e todas as pequenas salas dentro delas, de fundo preto, formam a “micro-geografia”, sempre mudando de configuração.

Análise Arkade: mergulhe em um mundo antigo e em constante transformação em Sundered

Sempre que o jogador morrer, sair do jogo ou entrar em uma área diferente, todas essa “micro-geografia” mudará por completo. Dessa forma, nunca um caminho será o mesmo. Os objetivos sempre estarão nos mesmos lugares, mas a forma para chegar até eles sempre mudará. Mas uma coisa não muda, a presença de inimigos é constante, e sempre será numerosa.

Existem assim dois tipos de regiões no game, definidas pela presença de inimigos. Na maioria delas, você será constantemente atacado por hordas de inimigos, porém, com a possibilidade de exterminar essas hordas por completo ou fugir delas e ter momentos de tranquilidade, sem inimigos próximos. Mas outras áreas, ao serem visitadas dão um aviso na tela de que ali existem hordas infinitas de inimigos. Literalmente infinitas! Uma vez que os inimigos começarem a te atacar nessas áreas, eles não irão mais parar de aparecer, e não haverá a menor possibilidade de você parar e enfrentá-los, pois haverão tantos inimigos em tela que você nem mesmo conseguirá enxergar onde Eshe está no meio do caos!

Análise Arkade: mergulhe em um mundo antigo e em constante transformação em Sundered

E por fim, temos os bosses. Cada região do game contém três mini bosses e um boss principal. Os Mini bosses são versões mais poderosas de inimigos que são encontrados pelos cenários, mas que rendem lutas desafiadoras. E os bosses, quatro ao todo (contando o chefão final), são criaturas simplesmente gigantescas! Tão grandes que fazem Eshe parecer um mero inseto perto deles. E as batalhas contra eles são incríveis, cheias de ação, estratégia e um desafio altíssimo!

Gameplay

Análise Arkade: mergulhe em um mundo antigo e em constante transformação em Sundered

Sundered tem um gameplay simples e fácil. Para atacar temos duas armas: o já mencionado cristal, e um enorme canhão habilitado no decorrer do game. O game possui um estilo de progressão em plataformas, dessa forma, você estará constantemente pulando de um lado para o outro, subindo e descendo. Devido a isso, e aos combates do game, a movimentação é fluída e rápida.

Você pode basicamente correr, pular e se esquivar, podendo conseguir novas habilidades ao se encontrar pontos de upgrade, que lhe ensinam novos movimentos, como pulo duplo, wall jump e etc. A esquiva deixa Eshe invulnerável, então é necessário ter um bom timing para poder escapar de ataques inimigos na hora certa. Há porém um certo delay que pode acontecer nas esquivas, por exemplo, se você tentar realizar várias esquivas seguidas, Eshe pode demorar para emendar uma esquiva com a outra, enquanto em outros momentos não terá esse problema. Isso atrapalha quando acontece, portanto tenha cuidado.

Análise Arkade: mergulhe em um mundo antigo e em constante transformação em Sundered

Para seguir adiante, você precisará fazer upgrades em Eshe usando estilhaços, que são fragmentos luminosos que inimigos e objetos derrubam quando destruídos. Eles são usados no santuário central do game, onde o jogador os utiliza para habilitar melhorias em uma gigantesca Skill Tree, conseguindo assim aumentar seu HP, força de ataque, resistência e etc. É imprescindível que o jogador melhore Eshe, e o game incentiva isso a todo momento. Sempre que você morrer, você voltará ao santuário, já com a árvore de “level up” aberta para o jogador gastar os estilhaços coletados.

Análise Arkade: mergulhe em um mundo antigo e em constante transformação em Sundered

E ainda existem os Perks. Eshe pode se equipar somente com três perks ao mesmo tempo, que são encontrados ao se explorar as áreas do game, e dropados de alguns inimigos especiais. Os perks possuem sempre uma vantagem e uma desvantagem, como dar mais poder de ataque, mas diminuir seu HP. Fazer os inimigos droparem mais estilhaços, porém deixando seus ataques mais fracos e etc. A escolha dos perks pode mudar por completo os combates, portanto saiba bem como usá-los e quando usá-los.

Audiovisual

Análise Arkade: mergulhe em um mundo antigo e em constante transformação em Sundered

Thunder Lotus Games tem uma forte característica empregada em seus jogos que merece sempre ser elogiada, que é arte de seus games. O visual de Sundered é simplesmente incrível! O game é realmente belíssimo, e muito bem detalhado, com suas artes todas feitas á mão e animações incrivelmente fluídas.

Eshe, por exemplo possui muitos detalhes em seu visual e movimentação, ela veste uma túnica com capa e capuz, e enquanto corre e pula, podemos ver sua capa balançando e seus cabelos saindo de baixo da touca. Os inimigos, em especial os mais monstruosos possuem movimentações também muito belas, e quase hipnóticas. O game é uma verdadeira obra de arte em todos os sentidos, desde os personagens em tela até as enormes estruturas e detalhes dos cenários, que tornam tudo realmente magnífico.

Análise Arkade: mergulhe em um mundo antigo e em constante transformação em Sundered

O departamento sonoro também é excelente. Os sons tem um importante papel no game, pois eles são o alerta de quando as coisas estão prestes a ficarem feias. Enquanto você estiver explorando os cenários, o game permanecerá em silêncio, apenas com sons ambientes, até que um aviso sonoro alerta para o perigo: um gongo ou uma sirene, seguidos de gritos aterrorizantes e grunhidos de outro mundo, anunciam achegada de uma imensa horda de inimigos incansáveis que aparecem de todos os lados para te atacar e te matar, e em muitas das vezes eles vão conseguir.

As músicas do game são grandiosas, carregadas de peso e uma atmosfera sombria e aterrorizante, quase como se tivessem um estilo saído diretamente das obras de Lovecraft. Elas casam não só com os momentos, mas com toda a temática do game, de um mundo antigo que abriga uma poderosa magia que corrompe tudo a sua volta.

Conclusão

Análise Arkade: mergulhe em um mundo antigo e em constante transformação em Sundered

Sundered é mais um excelente game da Thunder Lotus Games, uma aventura de proporções ao mesmo tempo grandiosas e minúsculas, mostrando que além de ser incrivelmente poderosa, Eshe não passa de um ser pequenino em um gigantesco mundo de monstros.

O game oferece uma experiência diferenciada em um misto de gêneros já conhecidos, um metroidvania com muita progressão ao estilo plataforma e com um foco mais no combate a hordas gigantescas de inimigos e descoberta de seus fragmentos de Lore do que de exploração. Se você quer uma experiência diferente e com um altíssimo desafio que te consumirá umas boas dezenas de horas, então Sundered é um game que você precisa conferir.

Sundered será lançado amanhã, dia 28 de julho, com versões para PC Playstation 4.

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais