Análise Arkade – Moons of Darsalon chega aos consoles com grandes desafios e atmosfera retrô

21 de fevereiro de 2025
Análise Arkade - Moons of Darsalon chega aos consoles com grandes desafios e atmosfera retrô

Eu não sei você, mas eu gosto muito de jogos atuais que trazem gráficos retrô. Não só pela nostalgia, mas por ver estes games fazendo coisas que, se hoje são comuns, seriam imprensáveis nos dias de 8 ou 16 bits. Assim, fiquei feliz logo de cara ao começar Moons of Darsalon, que tem como uma de suas premissas principais entregar uma experiência tal qual os jogos mais antigos entregavam.

Com temática espacial, o game traz todo um charme em seu visual retrô que faz o game parecer que fugiu de algum Commodore 64 por aí para aparecer dentro de um console atual. E o seu jeito de se jogar também é retrô, pois tem fortes influências em Lemmings e Abe’s Oddyssee, onde o jogador terá que procurar, guiar e salvar os Darsanauts, exploradores espaciais perdidos e, muitas vezes, atrapalhados.

Análise Arkade - Moons of Darsalon chega aos consoles com grandes desafios e atmosfera retrô

Tudo isso em um visual que, como disse, chama atenção logo de cara. Não só por seu ar retrô, mas também por suas cores fortes, que deixam o game lembrando um jogo de computador dos anos 80 (quando ele tinha cores), ou de console 16 bits, mas também com um jeitão divertido de se apresentar. São muitas piadinhas, desde os nomes das fases, até o que é dito pelos próprios Darsanauts, que deixa o jogo bem leve, embora seus quebra-cabeças vão ficando cada vez mais difíceis, como deve ser.

O som do game também bebe muito desta fonte, com uma trilha sonora emulando, muito bem, os famosos sons de chiptunes, que nos levam mais um pouco de volta nessa máquina do tempo, que também acaba sendo, por causa do game, uma máquina espacial. E, para quem quer uma experiência ainda mais personalizada, ainda dá pra mexer nas opções gráficas, com as famosas opções de cantos arredondados ou tudo o mais que deixa o jogo ainda mais vintage.

Análise Arkade - Moons of Darsalon chega aos consoles com grandes desafios e atmosfera retrô

E, com todo estas referências e inspirações no passado, Moons of Darsalon entrega, também, um gameplay simples o suficiente para se aprender rapidinho. Você tem que desbravar o cenário, como um típico jogo de plataforma, procurar os Darsanauts e leva-los até a base, onde eles ficarão em segurança. Mas, como todo jogo que envolve puzzles, cada vez mais obstáculos vão surgindo, e dificultando a nossa missão de levar todos de volta, e em um tempo satisfatório.

Para conseguir o seu objetivo, você vai escalar plataformas, pulando, ou até usando um Jetpack quando possível. Terá que guiar um Darsanaut com uma lanterna (com pilhas) por locais escuros, ou preparar um espaço para que ele pule ou desça de um local alto com segurança. Você pode dar comandos de espera ou avanço, para que eles possam também seguir com você da forma correta.

Análise Arkade - Moons of Darsalon chega aos consoles com grandes desafios e atmosfera retrô

Você pode pedir para eles te seguirem, pararem onde estão ou avançar para a direita ou esquerda, guiando-os conforme a banda da fase está tocando. Uma vantagem aqui é que, embora os Darsanauts sejam medrosos, ou seja, eles não irão seguir por caminhos perigosos, cabendo a você melhorar o trajeto deles, ao menos eles não são burros. O que significa que não vão tomar decisões burras e se espatifarem a toa. Se eles se lascarem na jornada, será mais por culpa sua.

As luas de Darsalon, como todo jogo do tipo, seja novo ou antigo, vai começar com fases mais simples, e ir dificultando cada vez mais. Mas ao mesmo tempo, você vai ganhando itens que te ajudarão a superar melhor estes desafios. Você começa com uma lanterna, que vai guiar o seu próprio caminho e guiar Darsanauts medrosos com o escuro. Depois você também ganha um rifle laser, para combater alienígenas, e até veículos.

Análise Arkade - Moons of Darsalon chega aos consoles com grandes desafios e atmosfera retrô

Assim, os desafios vão ficando mais completos, mas também mais complexos. O que vai testar muito a sua paciência, uma vez que, muitas vezes, vai ser na base do tentativa e erro, com muita coisa ao mesmo tempo para você ter que lidar na mesma fase, com o propósito principal de proteger todos os seus Darsanauts. Mas entenda que, jogar este game significa o mesmo que jogar jogos mais antigos, ou seja: prepare-se para a dificuldade, e a dificuldade em dobro.

Mas, ao mesmo tempo, estamos falando daquela dificuldade que exige do jogador atenção e aprendizado, e não aquela dificuldade injusta, feita apenas para você ter que gastar com controles novos. Para quem quer desafio, é um jogo excelente neste sentido. Nos consoles, que receberam o game depois, os controles parecem esquisitos mas se mostram bem práticos conforme o jogo se desenrola.

Análise Arkade - Moons of Darsalon chega aos consoles com grandes desafios e atmosfera retrô

O desenvolvedor Dr. Kucho! conseguiu, com Moons of Darsalon, criar um jogo que realmente parece um jogo fugido do final dos anos 80. Não é só sobre visual e som, mas sim sobre toda uma estética e forma de se jogar, que foi melhorada com os botões extras dos consoles atuais, que permitiram uma abordagem melhor da sua proposta. Tudo no game é funcional e seu criador não inventou moda, deixando o game na medida certa para quem procura exatamente este tipo de jogo.

Misturando nostalgia com desafio, o game capricha em tudo o que se propõe fazer, divertido por sua “aura retrô”, ao mesmo tempo que chama atenção por sua boa dose de desafio que, se o jogador não estiver acostumado, vai sofrer um pouquinho logo na primeira fase.

Por isso, se você realmente gosta deste tipo de jogo, seja nos consoles atuais ou nos mais antigos, não deixe de conferir Moons of Darsalon. O game já está disponível para Steam, consoles PlayStation, consoles Xbox e Nintendo Switch.

O melhor dos games está na Nuuvem, confira as ofertas e garanta o seu novo game!

Aproveite e garanta o Nintendo Switch OLED com Frete Grátis na Amazon

Confira nossas notícias diretamente no Telegram

E conheça nosso servidor no Discord

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais